terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Droga que estimula cérebro pode tratar síndrome de Down

Saiba+

"Pesquisadores nos Estados Unidos descobriram uma droga que pode aliviar as dificuldades de aprendizado causadas por síndrome de Down.

A droga pentylenetetrazole (PTZ) melhora a capacidade de aprendizado e a memória em ratos com Down quando administrada uma vez por dia, por um curto período.

A droga foi desenvolvida inicialmente há 50 anos, como um tônico para melhorar a atividade cerebral em idosos, mas teve sua produção suspensda porque causava ataques epilépticos.

O estudo foi realizado pelo Centro de Pesquisa da Síndrome de Down da Escola de Medicina da Universidade de Stanford e publicado na revista Nature Neuroscience.

“Tantas outras drogas foram testadas sem nenhum efeito. Nossas descobertas abrem uma nova avenida para o tratamento da disfunção cognitiva em indivíduos com a síndrome de Down”, disse Craig Garner, co-autor da pesquisa, ao jornal britânico The Daily Telegraph."

IDG Now! - Primeiro notebook com gravador de HD-DVD começa a ser vendido no Japão

Saiba+ IDG Now!

"O primeiro notebook com um drive de gravação do formato HD-DVD, chamado de Qosmio Q30 pela Toshiba, começou a ser vendido nesta fim de semana no Japão.

O HD-DVD-R é a versão apenas de leitura do formato HD-DVD, com um disco de face única capaz de armazenar até 15 GB de dados.

O padrão, desenvolvido e apoiado principalmente pela Toshiba, está em competição com o Blu-Ray, que tem a Sony como propulsora.

O Qosmio G30/97A é um modelo atualizado da linha já à venda em diversos mercado pelo planeta.

O portátil tem processador Core 2 Duo, da Intel, com 2 GHz, e diplay no formato widescreen com resolução de 1920 x 1280 pixels, ideal para reproduzir o conteúdo em alta definição armazenado nos discos HD-DVD.

A máquina de 4,8 quilos também conta com disco rígido de 320 GB, sintonizador digital de TV e saída HDMI."

Celular com chip para recepção de TV digital chega ao País mais cedo

Saiba+

"A Qualcomm antecipou em cerca de um mês o lançamento mundial do chip Universal Broadcast Modem (UBM), que permite receber sinal de programmação televisiva no celular em três padrões: o americano MediaFlo, criado por ela mesmo, além do DVB (europeu) e do ISDB (japonês), este último de quem o Brasil vai adotar a modulação na TV digital nacional.

A companhia acredita que os primeiros aparelhos celulares com o chip cheguem ao mercado no início de 2008, o que será também o período do início da implantação da TV digital brasileira em caráter comercial. 'Os calendários ficarão bem casados', afirmou Paulo Breviglieri, diretor de tecnologia da Qualcomm Brasil.

Do momento em que a Qualcomm coloca o chip no mercado até o desenvolvimento de um aparelho celular com ele e sua chegada ao consumidor costuma levar entre nove e 12 meses, como explicou Breviglieri."

Nova tecnologia promete melhor performance que os coolers

Via TNow

"Empresas que produzem processadores e eletrônicos estão testando uma nova tecnologia para dissipar o calor gerado por notebooks e computadores. O IsoSkin, desenvolvido pela Novel Concepts, chega com a promessa de ser 20 vezes mais eficiente que os coolers – aqueles pequenos ventiladores que diminuem o aquecimento das máquinas.

A nova tecnologia é baseada em duas camadas de um finíssimo material que envolve os dispositivos que geram calor. Entre as duas camadas há um espaço com pequenos furos, onde um líquido – geralmente água – é conduzido e transfere o calor gerado, num método chamado de capilaridade planar. O fabricante também afirma que o centímetro quadrado do IsoSkin custará apenas alguns centavos.

Um porta-voz da Novel, Daniel Thomas, acredita que o uso do IsoSkin será um limite a menos para o desenvolvimento de computadores cada vez mais potentes. “A velocidade do mais rápido computador vendido atualmente é limitada pela temperatura do processador”, afirmou. “Se a compnahis usassem nos computadores materiais como o IsoSkin para reduzir a tempaeratura, os computadores pessoais poderiam ser muito mais velozes”, completou, no site ExtremeTech."

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Jean-Paul Sartre

Via Wikipédia

"Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905 — Paris, 15 de Abril de 1980) foi um filósofo existencialista francês do início do século XX. Dizia vir a existência antes da essência. Assim, no existencialismo (que começa com Kierkegaard, 1813-1855 - Ou até mesmo antes com Blaise Pascal, 1623-1662 ou Santo Agostinho 354-430), o papel da filosofia é invertido. Desde Platão, quando temos o nascimento da linguagem filosófica (em forma de diálogos), a preocupação desta é o universal em detrimento do particular. E, agora, a existência toma seu lugar na discussão filosófica, partindo de questões cotidianas, e caminhando em direção à universalidade."



Sartre, Vida e Obra - Rubem Queiroz Cobra (em português)
The Jean-Paul Sartre Archive (em inglês)
A antropologia estrutural e historica de Jean-Paul Sartre, Sens Public

domingo, 25 de fevereiro de 2007

SIC Max – o novo canal de TV multimédia

Via InfoExame

"SIC Max – o novo canal de TV multimédia
A Impresa e a TV Cabo estão em negociações para lançar, ainda este ano, um novo canal televisivo inteiramente dedicado à transmissão de jogos e de concursos em multiplataformas.

Em declarações à agência Lusa, fonte responsável do grupo Impresa revelou que o SIC Max vai permitir a interactividade do espectador/utilizador com outros suportes para além da TV, como a Internet e os telemóveis.

O projecto é inspirado no canal francês JET (Jeux & Television), da responsabilidade da estação TF1, que é transmitido, desde Outubro de 2006, via cabo, satélite e Internet."

O próximo Windows vai chamar-se Vienna

Via Exame Informática

"A Microsoft acaba de revelar que está já a pensar no sucessor do Vista. O nome de código é Vienna e o seu lançamento está previsto para o final de 2009.

A revelação provocou grande interesse por parte da comunicação social e alguma curiosidade acerca da forma como a Microsoft pretende conseguir desenvolver um novo sistema operativo nos próximos dois anos, especialmente depois do Vista ter sido constantemente adiado até que fosse oficialmente lançado há menos de um mês."

Retina com chip pode ajudar cegos a “ver”

Saiba+

"A Universidade do Sudoeste da Califórnia (USC) revelou uma retina com chip que comunica com câmaras sem fios e que permite melhorar as condições de alguns pacientes de deficiência visual.
Este projecto de investigação consiste no implante de um pequeno chip na retina de pessoas com variados graus de deficiência visual. O chip é capaz de receber sinais de luz provenientes de câmaras wireless e convertê-los em sinais eléctricos que podem ser interpretados pelo cérebro humano.

Numa pesquisa preliminar realizada a alguns pacientes cegos, estes relataram perceber diferentes noções de movimentos e luzes com a tecnologia. Para ver, o utilizador deve colocar uns óculos. Na estrutura dos óculos está embutida uma câmara de vídeo sem fios.

A câmara capta a luz e os reflexos do meio externo e envia as informações para o chip instalado na retina do paciente. A universidade afirma que uma paciente idosa que testou a tecnologia afirmou ter registado melhoras visuais. Esta paciente pode, agora, assistir a um jogo de futebol em que seu neto participa e ver o movimento dos atletas.

Second Life vai ter conversa por voz

Via Mugnatto

É o que diz o vice-presidente de tecnologia da Linden Labs, segundo artigo da Reuters. Segundo ele bastará se aproximar de um outro avatar e começar a conversar com ele usando o microfone. Ao se aproximar de um grupo grande de pessoas se ouvirá as várias vozes, cada uma vinda de sua respectiva localização no espaço 3D. Por incrível que pareça eu já havia utilizado algo assim nos primórdios da Internet comercial em 1996, com um tal de "Onlive Traveler", que fechou suas portas provavelmente por ter sido muito a frente de seu tempo. Alias eis aí mais uma tecnologia "do futuro" que já tem precursores desde muitos anos atrás. Provavelmente o mundo virtual em 3D vai ser a "Web 3.0", ou outro nome qualquer.

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Plen - The Robot

Gene pode explicar evolução do cérebro humano

Saiba+ BBCBrasil

"Cientistas descobriram uma seqüência genética que passou por mudanças evolucionárias aceleradas nos humanos e pode explicar por que o cérebro humano é mais desenvolvido que o dos outros animais.

O estudo internacional, liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, usou computadores para comparar os genomas de chimpanzés, humanos e outros vertebrados para identificar quais elementos do genoma humano haviam passado por mudanças radicais ao longo dos milênios.

No topo da lista que foi feita pelos pesquisadores ficou a região genética chamada de HAR1, ativa no cérebro humano durante uma época fundamental em seu desenvolvimento: as primeiras semanas de vida dos fetos.

O gene atua em células nervosas chamadas Cajal-Retzius, que têm papel fundamental na formação da estrutura em camadas do córtex cerebral humano e no crescimento e formação das conexões entre os neurônios.

'A descoberta é muito interessante porque o córtex humano é três vezes maior que nos nossos predecessores. Alguma coisa fez com que nossos cérebros evoluíssem para ser muito maiores e ter mais funções que os cérebros de outros mamíferos', diz David Haussler."

Cientista prevê 'direitos humanos' para robôs

Saiba+

"Um relatório do governo britânico afirma que robôs podem e devem, no futuro, gozar do que hoje se consideram direitos humanos, diz matéria do diário econômico Financial Times.

A previsão, segundo o jornal, foi apresentada pelo cientista do governo, David King, em um relatório de 270 páginas no qual elabora projeções para o mundo dentro de 50 anos.

Em 2056, 'chineses andarão sobre a Lua, o mundo terá que ser dividido em blocos monetários depois de um choque de câmbio, e até robôs terão de votar', diz a matéria.

A idéia de robôs totalmente integrados à vida social humana, como nos clássicos do escritor de ficção científica Isaac Asimov, segue o que os cientistas acreditam ser o futuro da inteligência artificial.

'Se criarmos robôs conscientes, eles vão querer ter direitos, e provavelmente deveriam tê-los', diz ao FT um pesquisador do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos.

'É também lógico que tais direitos correspondam a obrigações cidadãs, incluindo votar, pagar impostos e prestar serviço militar obrigatório', acrescenta o jornal."

Projeto europeu desenvolve robôs com emoções


Saiba+ BBCBrasil


"Cientistas em seis países da Europa estão unindo esforços para desenvolver os primeiros robôs com a habilidade de interagir emocionalmente com os humanos.

O projeto, chamado Feelix Growing, envolve 25 profissionais, entre especialistas em robótica, psicólogos e neurocientistas, e prevê um investimento de 2,3 milhões de euros (cerca de R$ 6,3 milhões) em três anos.

De acordo com a coordenadora do Feelix Growing, Lola Canamero, o objetivo é criar robôs que 'aprendam com os humanos e respondam de uma maneira apropriada dos pontos de vista emocional e social'.

Para isso, os robôs que estão sendo desenvolvidos receberam sensores especiais, que permitem perceber a reação dos humanos a eles."

Duas décadas atrás pudemos assistir a uma das explosões mais brilhantes de uma estrela em 400 anos

saiba+ G1

"Em 1997, os astrônomos detectaram apenas um ponto luminoso, mas com o passar dos anos a expansão foi revelando as bolhas individualmente. Mesmo assim, apenas a qualidade soberba das imagens do Hubble permite que elas sejam vistas. Infelizmente, elas todas devem se desfazer e formar um único anel contínuo nos próximos anos, conforme a onda de choque continue a forçar glóbulos para fora. Quando isso acontecer, o anel deve brilhar mais intensamente e vai iluminar o material que está mais próximo da estrela moribunda, permitindo uma melhor análise da região. O objeto rosa no centro do anel é material que restou da explosão. Esse material brilha por causa do aquecimento de material radioativo, como titânio-44 que foi criado na explosão. Esse material deve continuar brilhando ainda por dezenas de anos.

Reparando bem, existem dois anéis vermelhos e fracos, logo acima e abaixo da estrela condenada. Esses dois anéis ainda permanecem sem explicação. Nenhum modelo até hoje conseguiu prever sua formação. As duas estrelas brilhantes bem em cima desses anéis misteriosos são estrelas da Grande Nuvem de Magalhães que fazem parte da cena, mas não têm nada a ver com a festa.

A Supernova 1987A ainda deve permanecer como alvo de estudos durante muito tempo.

BBCBrasil.com | Reporter BBC | Fêmeas podem ter desenvolvido primeiras armas, indica estudo

Saiba+

"Pesquisadores dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha fizeram uma descoberta que reforça a tese de que podem ter sido as fêmeas dos antepassados do homem as responsáveis pelo desenvolvimento das primeiras armas.

Os autores do estudo, da Universidade do Estado americano de Iowa e da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, observaram chimpanzés que vivem no Senegal para estudar o uso que eles fazem de armas rudimentares, como pedaços de pau, para caçar mamíferos menores.

No estudo, divulgado na edição online da revista Current Biology, eles observaram 22 casos em que os primatas usaram os objetos para caçar, mas concluíram que, em geral, as armas são usadas apenas por fêmeas e machos ainda não completamente desenvolvidos.

Os chimpanzés já eram conhecidos por usar objetos em algumas tarefas, como arrancar insetos de troncos ou abrir frutos ou sementes. No entanto, até agora, havia poucas evidências de que esses primatas usavam armas rudimentares para caçar da forma como foi verificado.

Segundo os cientistas, a opção das fêmeas e dos machos jovens pelo uso das armas pode ser explicada pela sua inferioridade física em relação aos macho"

Defesa britânica fez estudo sobre poderes psíquicos

Saiba+ BBCBrasil

"O Ministério da Defesa britânico defendeu nesta sexta-feira sua decisão de realizar testes para descobrir se poderes psíquicos poderiam ser usados para detectar objetos escondidos.

Os testes, anteriormente secretos, foram realizados em 2002 e envolviam vendar voluntários e perguntá-los sobre o conteúdo de um envelope fechado.

A maioria dos voluntários falhou consistentemente em descobrir o que havia nos envelopes.

O Ministério da Defesa disse que o estudo serviu para analisar argumentos feitos em círculos acadêmicos e descobriu que essas teorias tinham “pouco valor”.

Documentos liberados

Revelações sobre as pesquisas secretas foram feitas em documentos liberados ao público de acordo com o Ato de Liberdade de Informação, que permite acesso a informações públicas."

Cientistas dos EUA dizem estar perto de criar arma laser

Saiba+ BCCBrasil

"Pesquisadores americanos podem estar perto de criar uma arma a laser para ser utilizada em guerras e conflitos.

O laser de uso militar, que já foi desenvolvido, precisa atingir a potência de 100 quilowatts para ter utilidade em confrontos.

Os cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, anunciaram que já conseguiram chegar à marca de 67 quilowatts com o Laser de Estado Sólido e Capacidade Térmica (SSHCL, na sigla em inglês).

O anúncio foi feito em uma conferência de ciência militar na Flórida. Caso atinja a potência necessária, esse tipo de laser poderia destruir foguetes, morteiros e bombas.

'Não sei de outro laser de estado sólido que tenha atingido 67kW de potência média. Nós acreditamos que temos o recorde', disse Bob Yamamoto, coordenador da pesquisa."

Arte islâmica medieval usava matemática moderna, diz estudo

Saiba+

"Um estudo mostrou que alguns dos padrões geométricos da arte islâmica medieval usam princípios estabelecidos séculos depois por matemáticos modernos.

Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram exemplos de arte islâmica do século 15 que usam conceitos da geometria moderna. A descoberta foi publicada na revista científica Science.

Este fato indicaria a compreensão intuitiva de fórmulas matemáticas complexas por parte dos artesãos, mesmo com a falta de conhecimento da teoria que é base para estas fórmulas.

A pesquisa mostra que ocorreu um importante salto evolutivo na matemática islâmica por volta dos anos 1200.

'É absolutamente maravilhoso. Eles fizeram azulejos que refletem (conceitos da) matemática tão sofisticados que não descobrimos (estes conceitos) até 20 ou 30 anos atrás', disse Peter Lu, físico da Universidade de Harvard."

Download de música no Japão supera venda de CDs em 2006

Via G1

"O download de música digital no Japão aumentou 56% em 2006 e chegaram aos US$ 445 milhões, superando os US$ 423 milhões obtidos com a venda CDs no mesmo período, informa neste sábado (24) a imprensa econômica local.

Cerca de 90% dos downloads musicais foram feitos por meio de telefones celulares e as vendas de canções inteiras aumentaram 150%, enquanto a comercialização de trechos cresceu 18%, segundo o jornal 'Nikkei'.

A empresa de telefonia KDDI, pioneira na venda de música digital por telefone, que iniciou o serviço em 2004, ultrapassou em meados deste mês os 100 milhões de downloads.

As vendas de música digital no Japão foram aceleradas pela oferta de telefones compatíveis com esse sistema de distribuição lançado por empresas como NTT DoCoMo e Softbank Corp..

O promissor mercado de download musical da internet para laptops, que permite melhor qualidade a menor preço, incentivou a criação de empresas como Napster Japan e HMV Japan, segundo as mesmas fontes."

Al Gore e Yahoo! lançam site na luta contra aquecimento global

Saiba+

"O site Yahoo! e o produtor do documentário 'Uma Verdade Inconveniente' lançaram um site na quinta-feira dedicado a estimular os consumidores norte-americanos a combater o aquecimento global trocando o tipo de lâmpadas que usam em casa.

Lawrence Bender e autoridades americanas se uniram ao Yahoo! no Museu da Inovação Tecnológica na cidade de San José, no Vale do Silício, para anunciar o '18Seconds movement' e apresentar o site http://www.18seconds.org.

O site se dedica a calcular a velocidade em que as cidades fazem a troca de lâmpadas incandescentes, altas consumidoras de energia, para as econômicas e duráveis lâmpadas fluorescentes. O nome do movimento foi inspirado no tempo médio que uma pessoa leva para trocar uma lâmpada incandescente por outra fluorescente.

Segundo o Yahoo!, a quantidade de eletricidade economizada com o uso das lâmpadas fluorescentes de 13 watts ao invés das convencionais de 60 watts se traduz na redução de 450 libras (204 kg) de gases-estufa emitidos por uma usina elétrica que gera energia com a queima de carvão.

Nasa detecta espectro de planeta extra-solar

Saiba+

"Uma foto divulgada pela Nasa nesta semana --'captada' pelo telescópio Spitzer, que registra tudo em luz infravermelha-- mostra um planeta semelhante a Júpiter cuja órbita é muito próxima a estrela de seu Sistema Solar.

Os cientistas norte-americanos conseguiram detectar a 'marca' em infravermelho de um planeta localizado fora do nosso sistema, o que é considerado uma façanha pela Nasa, a agência espacial americana. O planeta é conhecido como 'Júpiter Quente' ('Hot Jupiter').

Sua órbita é pequena em relação a sua estrela central, o que deixa a temperatura a pelo menos 727 ºC. O nome do mundo gigante é HD 209458."

iPod Shuffle à prova d'água

Via CHIP SHEEP

"A empresa SwimMan transforma um dos sonhos dos nadadores em realidade: a criação de um iPod Shuffle à prova d'água. E não é nada daqueles cases horrorosos e grandes que protegem o produto. Como você vê na foto abaixo, o produto continua igualzinho. A empresa blinda o produto internamente e, por fora, nada muda. A empresa garante proteção a uma profundidade de aproximadamente três metros. Custa US$ 150 ou US$ 250 com fones de ouvido também à prova d'água."

Tratamento de viciados em internet inclui choques e remédios na China

Saiba+

"A dependência da internet é tão perigosa quanto a dependência química. Com base nesse princípio, foram abertas diversas clínicas de reabilitação nos últimos meses na China.

Uma delas, na periferia de Pequim, é gerenciada por militares do Exército de Libertação Popular. Hoje, tem 60 pacientes entre 13 e 24 anos de idade. Em períodos de maior lotação, já teve mais de 200.

Na clínica, os jovens são submetidos à disciplina militar para usar de outra forma a energia que normalmente gastariam em desafios intermináveis nas competições on-line.

Um médico militar que, no passado, cuidou de dependentes químicos usuários de ópio e heroína, afirma que os viciados em internet 'apresentam sintomas parecidos'. Os jovens, segundo o médico, são curados por meio da psicologia, remédios e 'leves choques elétricos'.

O alerta quanto ao crescimento do número de pessoas que não conseguem viver sem a web foi dado no ano passado, quando uma pesquisa revelou que no país há 2 milhões de jovens com o problema. Na China, os viciados são em média dez anos mais jovens do que em outros países.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Cérebro em destaque

:Saiba+

"Agência FAPESP – Alguns dos principais especialistas em neurociências no mundo estarão reunidos entre os dias 23 e 25 de fevereiro, no Rio Grande do Norte, para o 2º Simpósio Internacional de Neurociências, promovido pelo Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN).

O evento, que terá cobertura da Agência FAPESP, tem como proposta apresentar e discutir avanços recentes nas pesquisas sobre o cérebro, desde os níveis molecular e celular até a neurobiologia de sistemas, comportamento ou neuroengenharia.

O simpósio será aberto por Torsten Wiesel, prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina e presidente emérito da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos. Os temas relacionados a diversas dimensões das neurociências estarão em debate em mais de 30 conferências apresentadas por cientistas do Brasil, Chile, Estados Unidos, Suíça, Reino Unido, França, Japão e Israel."

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

"Anões" do Sistema Solar são mais de 60, diz Michael Brown

Saiba+

"O descobridor de Eris, o corpo celeste que iniciou o debate que levou ao rebaixamento de Plutão, em 2006, acredita que deva haver mais uns 60 objetos de tamanho semelhante ao do ex-planeta na região do espaço onde ele se encontra.

Michael Brown, astrônomo do Instituto de Tecnologia da Califórnia, afirma que não é impossível que existam corpos no chamado cinturão de Kuiper grandes como os planetas do Sistema Solar interior, entre eles a Terra. 'É difícil dizer, mas é bem possível que um dia observemos algo do tamanho de Mercúrio', disse Brown à Folha.

O trabalho de Brown que pode bagunçar ainda mais a definição de planeta são estudos a serem publicados em breve sobre um dos objetos mais estranhos do cinturão, registrado como 2003 EL61 e apelidado de 'Santa' (Papai Noel)."

Estônia marca primeira eleição pela web do mundo - 21/02/2007

Saiba+

"A Estônia será o primeiro país do mundo a permitir a votação pela internet, na eleição parlamentar de 4 de março. O país báltico, que investiu fortemente em tecnologia desde que se desligou da União Soviética, em 1991, já havia permitido a votação via web, mas de forma limitada e numa eleição local de 2005.

Um pouco menos de 10 mil cidadãos votaram pela internet nas eleições locais de outubro de 2005.

Especialistas em computação estimam que entre 20 mil e 40 mil dos 940 mil eleitores registrados na Estônia votem pela rede entre os dias 26 e 28 de fevereiro, para que seus votos sejam computados na eleição do dia 4 de março.

Os estonianos têm tradição na internet. Eles ajudaram a desenvolver o sistema de telefonia Skype, que tem na Estônia uma importante base européia das suas operações."

Cientista da IBM será primeira mulher a receber o "Nobel da Informática"

Saiba+

"A cientista da IBM Frances Allen, 75, entrará para a história como a primeira mulher a receber o prêmio Turing, uma espécie de 'Nobel da Informática' que já possui 40 anos de existência.

Allen receberá em junho o prêmio e US$ 100.000 dólares por seus trabalhos para otimizar os programas que traduzem linguagens informáticas entre si, utilizados em campos tão distintos como previsões meteorológicas e a segurança nacional.

Ela chegou à IBM em 1957, após completar um mestrado em Matemática na Universidade de Michigan. 'Tive a boa sorte de trabalhar em grandes projetos com bons instrumentos', disse Allen, que, entre outras coisas, projetou softwares para a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês).

Embora tenha se aposentado em 2002, Allen continuou trabalhando em programas para encorajar mulheres e jovens a estudar informática. Desde a primeira edição do prêmio, em 1966, o Turing premiou avanços em campos como a inteligência artificial, mas homens sempre levaram."

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Grupo acha novos benefícios no chocolate

Saiba+

"Para aqueles que precisam de mais uma desculpa para gostar de chocolate, novos estudos sugerem que um tipo especial de cacau pode estimular o funcionamento do cérebro à medida que as pessoas envelhecem, afirmaram pesquisadores neste domingo (18).

Cientistas, falando no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês) em San Francisco, apresentaram resultados de estudos iniciais testando os efeitos no cérebro de 'flavanols', um ingrediente encontrado no cacau.

Financiada pela fabricante de doces Mars, que forneceu uma mistura de líquido de cacau com formulação especial para a pesquisa, os estudos sugerem que os 'flavanols' aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e podem ser uma esperança de tratamento para alguns danos vasculares.

A Mars, uma empresa privada, fez um estudo dos benefícios do cacau para a saúde. Sua linha de chocolates CocoaVia, feita com um processo que retém 'flavanols', tem sido mostrada em testes clínicos como tendo benefícios para o coração.

A última pesquisa sugere que ele também apresenta benefícios para o cérebro."

Cientistas criam cérebro artificial na Suíça

Saiba+ G1

"Uma rede de nervos artificiais está sendo desenvolvida num supercomputador suíço com a finalidade de simular um cérebro natural, célula por célula. Com isso, os pesquisadores do projeto Blue Brain prometem novas descobertas sobre as origens da consciência humana.

O hardware inédito tem cerca de 10 mil chips de computador que atuam como neurônios (células nervosas). Para simular um cérebro, parte do córtex cerebral de roedores foi meticulosamente reproduzida no computador, juntamente com a estrutura ramificada semelhante às sinapses (conexões entre os neurônios).

Essa simulação foi criada na Universidade Técnica de Lausanne, na Suíça, com 35 pesquisadores. O cérebro artificial é desenvolvido em um dos supercomputadores mais poderosos do mundo, mas que dentro em breve ficará pequeno. O objetivo é construir uma máquina pensante muito maior, que finalmente reproduza o cérebro humano."

Hackers conseguem mudar remotamente senhas de roteadores

Saiba+ BABOO

"Se você não mudou a senha padrão de seu roteador doméstico, há um recente e bom motivo para que você o faça. Atacantes poderiam mudar a configuração de roteadores domésticos usando códigos JavaScript, segundo pesquisadores de segurança da Universidade de Indiana e da Symantec. Os pesquisadores publicaram seu trabalho pela primeira vez em Dezembro, mas apenas agora a Symantec publicou os resultados da pesquisa.

Os pesquisadores descobriram que é possível mudar configurações de DNS de um roteador se o usuário o utiliza para visualizar uma página web com códigos JavaScript. Estas mudanças permitem que os atacantes redirecionem todo o tráfego web que sai do equipamento. Assim, o usuário digitaria endereços verdadeiros de sites e seria redirecionado para versões falsas dos mesmos.

'Consegui fazer modificações em equipamentos da Linksys, D-Link e Netgear', segundo o pesquisador Zulfikar Ramzan, da Symantec. 'Com isso, pode-se criar sites que atacam todos os roteadores. Receito que seja apenas questão de tempo para que as fraudes comecem a usar esta arma'. Uma modificação de DNS do roteador acaba deixando todos os dispositivos conectados a ele vulneráveis."

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Computador quântico já funciona

Saiba+ INFO

"A empresa canadense D-Wave demonstrou nesta semana o primeiro computador quântico do mundo.

O Orion, contruído pela D-Wave, é um computador de 16 qubits ('bits' quânticos). É a primeira máquina desse tipo capaz de realizar tarefas práticas. O fato de ele estar em pleno funcionamento é surpreendente. Alguns especialistas vinham prevendo que demoraria 20 anos para que os computadores quânticos pudessem ser usados na prática.

Durante a demonstração, o Orion resolveu problemas de lógica, encontrou soluções para o jogo Sudoku e pesquisou alternativas para drogas usadas na indústria farmacêutica. Tudo isso poderia ser feito, tranqüilamente, por um computador digital comum. Mas a demonstração tem enorme importância, já que comprova a viabilidade prática da computação quântica.

O Orion é baseado num único chip quântico. Sobre uma base de silício, esse chip abriga os 16 qubits. Cada um deles é formado por uma porção de nióbio circundada por uma bobina. Quando a bobina é estimulada eletricamente, ela gera um campo magnético, que provoca alterações de estado nos átomos de nióbio. Essas mudanças de estado são captadas pelos circuitos e transformadas em dados.

Cientistas descobrem parte 'altruísta' do cérebro

Saiba+ BBCBrasil

"Cientistas disseram ter encontrado a parte do cérebro que determina se uma pessoa será mais egoísta ou altruísta.

O altruísmo – tendência a ajudar os outros sem uma óbvia vantagem para si mesmo – parece estar ligado à uma área do cérebro chamada sulco temporal.

Usando eletroencefalogramas, os pesquisadores americanos estabeleceram uma relação entre essa região do cérebro ao comportamento abnegado que alguns indivíduos têm.

O estudo do Centro Médico da Universidade Duke, realizado em 45 voluntários, foi publicado na Nature Neuroscience."

Cérebro pode criar novos neurônios, diz estudo

Saiba+ BBCBrasil

"Pesquisadores neozelandeses e suecos descobriram um tipo de célula no cérebro que se regenera de forma contínua.

Os pesquisadores da Universidade de Auckland, Nova Zelândia, e da Academia Sahigrenska, na Suécia, mostraram que o cérebro 'estoca' células-tronco que migram para criar novas células que processam o olfato.

As células-tronco – que podem se conformar a diferentes tipos de tecido – ficam 'em repouso' em cavidades chamadas ventrículos cerebrais.

Em ratos e camundongos, demonstrou-se que de lá elas viajam até o bulbo olfativo – a região do cérebro que registra cheiros – transformando-se em neurônios durante o trajeto.

Este mecanismo não havia demonstrado em humanos. Agora, os pesquisadores identificaram o tubo que continha células-tronco se transformando em neurônios durante o trajeto."

Bebê que nasceu com 22 semanas deixa hospital em Miami

Saiba+

"Quando nasceu, em 24 de outubro passado, Amillia Taylor tinha menos de 22 semanas de gestação e pesava 284 gramas.

A Universidade de Iowa, que reúne dados sobre nascimentos prematuros, afirma não ter relatos de bebês com um período de gestação de menos de 23 semanas que tenham sobrevivido.

A Associação Americana de Pediatria diz que esses bebês, assim como aqueles com peso abaixo de 400 gramas no nascimento, normalmente não são considerados 'viáveis'.

Os pais da menina e os médicos que a trataram consideram sua sobrevivência um milagre.

Foi pela determinação da menina em viver que seus pais resolveram chamá-la Amillia, que em Latim significa resiliente, lutadora."


Amillia é o bebê que menos tempo
ficou no útero da mãe

Cacau pode evitar efeitos do envelhecimento no cérebro

Saiba+

"Uma xícara do tipo certo de chocolate pode ajudar o sistema nervoso e retardar parte da perda de função que ocorre com o envelhecimento, afirmam pesquisadores britânicos.

Os flavonóis, antioxidantes encontrados nas sementes do cacau (usadas para fazer chocolate), podem aumentar o fluxo de sangue no cérebro e fazê-lo funcionar melhor, dizem.

Ian MacDonald, da Universidade de Nottingham (Inglaterra), relatou durante a reunião da AAAS, em San Francisco, os resultados de testes com mulheres jovens que precisavam resolver uma tarefa complexa enquanto tinham seu cérebro monitorado por ressonância magnética. As que bebiam cacau rico em flavonóis tinham um fluxo de sangue no cérebro aumentado significativamente em relação às que não tomaram cacau."

Especialistas encontram região de cromossomo ligada ao autismo

Saiba+ Folha Online

"Um grupo de 120 cientistas de 19 países, que participam de um ambicioso projeto para descobrir as possíveis causas genéticas do autismo, conseguiu identificar uma região do cromossomo 11 estaria ligada ao transtorno, publica hoje a revista britânica 'Nature Genetics'.

Além disso, os especialistas do 'Projeto Genoma do Autismo' acreditam que um gene chamado neurexin 1, pertencente a um grupo de genes que participa da comunicação de mensagens entre células, pode também estar ligado à doença.

Os pesquisadores observaram 1.200 famílias com um ou mais de seus membros autistas para analisar se eles compartilhavam traços genéticos.

Há muito tempo acredita-se que a genética está envolvida em algumas formas de autismo, mas os cientistas continuam tentando descobrir os genes que poderia induzir o transtorno, cujos sintomas podem ser problemas de comunicação, dificuldade para as relações sociais e o desenvolvimento de obsessões.

Senna é eleito o piloto mais rápido da história da Fórmula 1

Saiba+

"Ayrton Senna é o piloto mais rápido da história da Fórmula 1. Surpreso? A revista inglesa F1 Racing também não. É assim que a revista, uma das publicações mais conceituadas no mundo da velocidade, anuncia na edição de fevereiro o resultado de uma votação da qual participaram 29 pilotos do mundo todo. Cada um fez um ranking dos 20 mais velozes de 1950 a 2006, com notas de 1 a 20. A soma das notas definiu os 50 melhores e apontou Senna como “o mais próximo tecnicamente da perfeição” que existiu na F1. No rastro de Senna, vêm Michael Schumacher (2º) e Jim Clark (3º). Alain Prost, com quem Senna travou eletrizantes duelos, ficou em 14º lugar. A revista destaca performances do piloto brasileiro que até hoje considera “hipnóticas”, como a qualificação de Mônaco (1988) – um segundo e meio mais rápido que Prost – ou em Donington (1993), em que Senna se amalgamou ao asfalto molhado onde todos patinavam. “Não há registro de um piloto que tivesse pilotado um carro de corrida mais rápido, com tanque vazio e nos instantes finais da classificação”, afirma a F1 Racing, categórica."

Cientistas provam existência de material invisível no Universo


"No observatório espacial Chandra, astrônomos encontram respostas sobre um dos maiores enigmas da astronomia: a matéria escura.

A existência da maior parte da matéria que forma o Universo – a chamada “matéria escura” – é um dos principais enigmas da astronomia. Os cientistas sabem que ela está lá – seu efeito gravitocional é claro –, mas não conseguem vê-la, nem sabem da onde ela veio. Agora, observações feitas com telescópios da Nasa podem trazer uma luz em toda essa escuridão. Com elas, os astrônomos conseguiram a primeira prova direta da existência dessa matéria invisível.

Nos aglomerados de galáxias, a matéria “normal” é encontrada, principalmente, na forma de gases quentes e estrelas. A massa de gases é bem maior que a massa das estrelas em todas as galáxias. Estrelas e gases estão unidos por uma intensa força gravitacional, que só pode ser explicada pela existência de mais alguma coisa ali, invisível aos astrônomos.

Saiba+ G1

Estudo mostra origem de galáxias escuras

Saiba+ G1

"Um grupo de pesquisadores da Universidade de Zurique acredita ter descoberto a origem das 'galáxias escuras', objetos pouco conhecidos do tamanho de uma galáxia com poucas ou nenhuma estrela e formados por matéria escura, pó e gás.

Os astrônomos que participam da pesquisa, cujo estudo aparecerá publicado na próxima edição da revista científica 'Nature', sustentam que as galáxias escuras perderam sua matéria luminosa por estar em contato com outras galáxias mais maciças, de modo que as primeiras se transformaram em escuras.

O grupo de pesquisadores assegura ter constatado, mediante simulações, que existe uma relação inversamente proporcional entre a matéria escura que há em uma galáxia e o tamanho desta."


Galáxia do Dragão, vizinha da Via Láctea,
é uma das mais dominadas pela chamada "matéria escura."
(Foto: Nasa)

Computadores em rede procuram pistas sobre origem do Universo


Saiba+ G1


"O Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear (Cern) conectará cinco mil cientistas através de uma rede de informática para que, conjuntamente, possam estudar os dados que serão oferecidos pelo Grande Colisor de Hádrons (LHC), uma experiência que dará novas pistas sobre a origem do Universo.

O Cern, que há quatro anos desenvolve a rede LHC Computing Grid (LCG), usa a tecnologia grid, um sistema de computação em massa no qual um grande número de computadores trabalha, simultaneamente, em diferentes partes do problema e enviam os resultados a um sistema central.

A utilização desta tecnologia permitirá que cinco mil cientistas espalhados no mundo todo e 500 universidades e centros de pesquisa, envolvidos nas experiências de colisões de hádrons (partículas subatômicas), possam estudar conjuntamente os resultados que o LHC começará a oferecer no final deste ano.

O diretor-geral do Cern, Robert Aymar, disse em Genebra que um dos principais objetivos do centro, localizado no povoado suíço de Meyrin, fronteira com a França, é 'unir esforços' na comunidade científica. 'Nada do que é pesquisado aqui é secreto; todos os resultados estão ao alcance da comunidade científica"

Cientista quer ética ambiental extraterrestre

Saiba+ G1

"Nesses tempos de aquecimento global, é comum vermos disputas ferrenhas entre os ambientalistas (que concentram seus esforços na preservação da Terra) e os entusiastas da exploração espacial (que focam sua atenção na ocupação de outros mundos). Não poderia haver pior postura, argumenta o cientista britânico Charles Cockell. O pesquisador lança até um alerta: caso esse modo de agir não mude radicalmente, e depressa, mais catástrofes naturais como o furacão Katrina, que devastou Nova Orleans em 2005, trarão mortes e sofrimento que, de outra maneira, poderiam ser evitados.

'Não é apenas uma questão de mais tragédias advindas da falta de comunicação entre ambientalistas e exploradores espaciais, mas simplesmente das oportunidades perdidas para reunir recursos práticos e intelectuais de uma forma mais efetiva', disse Cockell ao G1. 'O furacão Katrina era um exemplo de desastre, mas também era uma oportunidade maravilhosa para a humanidade enfrentar um grande problema ambiental com sucesso por dois grupos de pessoas que deveriam conversar mais eficientemente um com o outro.'

Dente é o primeiro órgão completo obtido através da bioengenharia.

Saiba+ G1

"Pela primeira vez, cientistas japoneses conseguiram substituir com sucesso dentes naturais em ratos por outros criados a partir de células individuais, informa a edição desta semana da revista 'Nature Methods'.

Os cientistas, coordenados por Takashi Tsuji, utilizaram células-tronco da medula óssea e células epiteliais, que depois de se transformaram em um dente.

Primeiro, os cientistas promoveram o crescimento separado de cada tipo de célula para obter maiores quantidades delas. Em seguidas, elas foram injetadas em uma gota de colágeno, substância que une as células em um organismo.

As células se desenvolveram até se transformarem em um dente com grande eficácia. Quando foram implantadas na cavidade dentária de um rato, se desenvolveram normalmente e demonstraram ter a mesma composição e estrutura que os incisivos naturais."

Videogame deixa cirurgiões mais hábeis, diz estudo

Saiba+ G1

"Jogar videogame aparentemente ajuda os cirurgiões a utilizar técnicas precisas durante operações, segundo um estudo divulgado na segunda-feira (19). Há uma forte correlação entre o talento no jogo eletrônico e a perícia em realizar uma laparoscopia, segundo estudo publicado na edição de fevereiro da revista “Archives of Surgery”.

A laparoscopia e outras técnicas cirúrgicas correlatas envolvem a manipulação de instrumentos através de uma pequena incisão corporal, na qual os movimentos do médico são acompanhados em uma tela.

Durante o estudo, médicos com mais habilidades no videogame obtinham também melhor pontuação num exame de habilidades médicas realizado durante um dia e meio. A correlação era muito mais estreita do que em relação à duração do treinamento ou da experiência prévia do médico na cirurgia laparoscópica.

Dos 33 cirurgiões do Centro Médico Beth Israel, de Nova York, que participaram da pesquisa, os nove que já haviam em algum momento de suas vidas jogado pelo menos três horas semanais de videogame cometeram 37% menos erros, operaram 27% mais rápido e obtiveram uma pontuação 42% superior.

Robo-sub takes Antarctic plunge


Saiba+ BBC NEWS



"A voyage to Antarctica's icy depths has revealed a rich array of marine life and geological features that may shed light on the region's past and future.

Isis, the UK's first deep-sea remote operated vehicle, combed the area's sea bed, diving down to 3.5km (two miles).

The vessel imaged diverse animals, such as king crabs, anemones and sponges.

It also gave the first view of ancient 'meltwater channels', which will aid understanding of how the Antarctic ice sheet might change in the years ahead."

Trials for 'bionic' eye implants

Via BBC NEWS

"A bionic eye implant that could help restore the sight of millions of blind people could be available to patients within two years.

US researchers have been given the go-ahead to implant the prototype device in 50 to 75 patients.

The Argus II system uses a spectacle-mounted camera to feed visual information to electrodes in the eye.

Patients who tested less-advanced versions of the retinal implant were able to see light, shapes and movement.

'What we are trying to do is take real-time images from a camera and convert them into tiny electrical pulses that would jump-start the otherwise blind eye and allow patients to see,' said Professor Mark Humayun, from the University of Southern California."

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Em 20 anos, faltará água para 60% do mundo, diz ONU

saiba+

"Dentro de 20 anos, uma proporção de dois terços da população do mundo deve enfrentar escassez de água, de acordo com a FAO, agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação, sediada em Roma. Segundo a FAO, o consumo de água dobrou em relação ao crescimento populacional no último século.

Pouco mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo já não têm acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias, disse Pasquale Steduto, diretor da unidade de gerenciamento dos recursos hídricos da FAO.

Segundo ele, mais de 2,5 bilhões não têm saneamento básico adequado. Steduto pediu maior esforços nacionais e internacionais para proteger os recursos hídricos do planeta.
A irrigação para cultivos agrícolas atualmente responde por mais de dois terços de toda a água retirada de lagos, rios e reservatórios subterrâneos."

Sonda da Nasa encontra mais sinais de água em Marte

Saiba+

"Uma sonda em órbita de Marte enviou à Terra novas evidências da presença de água no planeta vermelho, que Vêm se somar a outras provas, que se acumulam ao longo dos anos. A existência de água elevaria a probabilidade de haver formas de vida, ainda que primitivas, ali.

Imagens geradas pela câmera a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) mostram linhas alternadas de rocha clara e escura em um gigantesco vale marciano.

Nesses depósitos há diversas fraturas, chamadas juntas, que são cercadas por 'halos' de leito rochoso de cor clara, segundo pesquisadores da Universidade do Arizona. Essas descobertas, publicadas na edição desta semana da revista Science, também estão sendo apresentadas na reunião anual da Sociedade Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), que ocorre em San Francisco.

O principal autor do estudo, Chris H. Okubo, afirma que os halos indicam áreas por onde fluidos, provavelmente água, passaram pelo leito rochoso. Minerais no fluido fortalecem e embranquecem a rocha, disse ele, tornando-a mais resistente à erosão do que outras áreas."

Descoberta rede de lagos debaixo do gelo da Antártida

Saiba+

"Por baixo da neve, do gelo e do frio da Antártida, cientistas encontraram uma rede de lagos que é constantemente preenchida e esvaziada por água corrente.

A descoberta pode ajudar a melhorar a compreensão da interação entre o aquecimento global e o derretimento do gelo antártico, o que poderia contribuir para uma elevação do nível dos oceanos em todo o mundo. Pesquisadores, analisando dados de satélites, conseguiram medir as elevações e quedas da camada de gelo, à medida que os lagos por baixo se enchem e esvaziam.

Mais de 100 lagos foram descobertos na Antártida Ocidental, de acordo com pesquisa publicada na edição desta semana da revista Science. O gelo que recobre esses lagos move-se com uma velocidade de dois metros ao dia - 'na verdade, rasgando-se', nas palavras de um dos autores do estudo, Robert Bindschadler, do Centro de Vôo Espacial Goddard, da Nasa."

Aquecimento ameaça geleiras tropicais, adverte cientista

Saiba+

"O aquecimento global está provocando o derretimento das geleiras eternas em regiões tropicais, colocando sob ameaça o abastecimento de água para milhões de pessoas, segundo advertiram pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio.

A advertência foi feita durante o encontro anual da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), em São Francisco.

Segundo os pesquisadores, a geleira Qori Kalis, no Peru, pode perder metade de seu tamanho nos próximos 12 meses e desaparecer completamente em cinco anos.

A geleira estaria perdendo cerca de 60 metros ao ano atualmente, contra uma média de um metro ao ano durante os anos 1960.

O derretimento das geleiras estaria afetando também outros países andinos - Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia.

Os pesquisadores dizem que o encolhimento das geleiras é a prova mais clara até hoje do aquecimento provocado pelas mudanças climáticas.

“As geleiras tropicais em baixas altitudes já estão desaparecendo”, disse o glaciólogo Lonnie Thompson, que chefiou a pesquisa.

“Não importa o que fizermos, vamos perder as geleiras do Kilimanjaro (a montanha mais alta da África), vamos perder as geleiras de baixa altitude nos Andes.

Astrônomos detectam estrela de nêutrons superveloz

Saiba+

"Com os instrumentos do observatório de raios-X Integral, da Agência Espacial Européia (ESA), pesquisadores descobriram o que parece ser a estrela de nêutrons mais veloz já encontrada. O astro pode estar girando 1.122 vezes por segundo, quase o dobro da taxa máxima de rotação prevista para esse tipo de corpo celeste. Se confirmada, a descoberta oferecerá a astrônomos a possibilidade de estudar o interior de um estrela morta.

Estrelas de nêutrons são o que resta depois da destruição de certas estrelas. Com cerca de 10 km de diâmetro, mas contendo uma massa comparável à do Sol, o interior de uma estrela de nêutrons é um dos locais mais exóticos da natureza. Acredita-se que uma colher de chá do material contido nesses astros pesa centenas de milhões de toneladas.

Quando uma estrela de nêutrons orbita outra estrela, é possível que sua gravidade intensa atraia parte da atmosfera da vizinha. Essa atmosfera se acumula ao redor da estrela de nêutrons e, quando a camada atinge uma espessura de 5 a 10 metros, o gás explode uma reação de fusão nuclear. A liberação de energia pode durar vários minutos, e produz uma explosão de raios-X."


Ilustração mostra estrela de nêutrons
assimilando material de vizinha

Comer frutos do mar na gravidez parece ajudar o QI do bebê

Saiba+

"Mulheres que consomem frutos do mar durante a gestação podem estar ajudando a aumentar o QI dos filhos, de acordo com trabalho publicado na revista médica The Lancet.

Os autores do trabalho consideram o resultado surpreendente. O estudo contradiz uma recomendação de saúde feita em vários países, para que as grávidas evitem peixes e frutos do mar, por conta do risco de contaminação por mercúrio.

O mercúrio aparece em pequenas quantidades no peixe e nos frutos do mar, mas pode acumular-se no organismo humano. Altas quantidades do metal podem danificar o sistema nervoso, particularmente no caso de fetos. Por outro lado, os frutos do mar - incluindo peixe - também são uma fonte importante de ômega 3, essencial para o desenvolvimento cerebral."

A conclusão foi de que mulheres que consumiram mais de 340 gramas de frutos do mar por semana tinham filhos mais espertos e com melhor potencial de desenvolvimento.

Cientistas usam nanotecnologia para gerar eletricidade

Saiba+

"Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, conseguiram gerar eletricidade a partir de calor, ao aprisionar moléculas orgânicas entre nanopartículas de metal, um feito que poderá abrir caminho para a criação de novas fontes de energia.

A descoberta, publicada online no serviço Science Express, representa uma possibilidade de maior eficiência na conversão de calo em eletricidade - processo que, hoje em dia, depende da queima de combustíveis fósseis. Cerca de 90% da eletricidade do mundo é criada a partir da conversão de calor. No processo, boa parte do calor é perdido.

'Gerar 1 watt de eletricidade exige cerca de 3 watts de calor, e envolve jogar fora cerca de 2 watts', explica Arun Majumdar, professor de Berkeley. 'Se pelo menos uma fração do calor perdido puder ser convertido em eletricidade de uma forma que compense o custo, o impacto poderá ser enorme'."

Cientistas encontram ponto vulnerável do vírus HIV

Saiba+

"Pesquisadores ligados aos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) do governo americano criaram uma imagem detalhada de uma porção da proteína que reveste o vírus HIV, no momento em que está ligada a um anticorpo.

Diferentemente da maior parte do vírus, que sofre mutações constantes, essa proteína é estável e, mais importante, segundo os pesquisadores, parece vulnerável ao ataque de um anticorpo conhecido como b12, que é capaz de neutralizar o HIV.

A descoberta da estrutura área vulnerável do vírus, e do anticorpo que a afeta, poderá facilitar o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus da aids."

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Vampiros atacam a Rússia na HQ "Blood Nation"

Via HQ MANIACS

Por : Thiago “Dinobot” Colás


Para quem não liga o nome à pessoa, Christian Gossett é o desenhista de Red Star, lançada por aqui pela Mythos, que contava a história de uma União Soviética alternativa, onde magia era uma arma militar importante. Agora, ele está de volta aos quadrinhos nas capas de Blood Nation, novamente sobre a mãe Rússia.

Nessa nova história, uma praga de vampiros avança sobre o maior país do mundo, obrigando uma ofensiva militar dos exércitos russos, numa operação de guerrilha dentro do próprio país. Blood Nation é uma publicação da Platinum Comics.


"Ronin", de Frank Miller, será adaptado para o cinema

Via UOL

"Depois de 'Sin City' e '300', o quadrinista Frank Miller terá mais uma de suas obras adaptadas para o cinema. A bola da vez é 'Ronin', história de ficção científica publicada originalmente nos anos 80.

A produção está a cargo do estúdio Warner e será dirigido por Sylvain White, que comandou o filme 'Stomp the Yard'.

'Ronin' foi originalmente publicado nos EUA entre 1983 e 1984 e tem uma trama de aventura e ficção científica bastante complexa.

Imagine só: um samurai do Japão medieval tem seu mestre assassinado por um demônio que consegue mudar de forma chamado Agat. Uma vez sem mestre, o samurai se torna um Ronin (que é justamente um samurai sem mestre) e eventualmente reencarna misteriosamente em um jovem deficiente físico numa Nova York de um futuro apocalíptico. Parece confuso? Bem, a história começa a ficar realmente interessante quando o corpo do jovem deficiente é reconstruído graças à interferência de um supercomputador, o que dá ao Ronin grandes poderes. Acompanhou até aqui? Agora vai a cereja do bolo: o demônio Agat também reencarna no futuro e se envolve em uma trama para deflagrar guerras e, eventualmente, dominar o mundo, claro.

Bloqueio de recursos para saúde será de R$ 3,5 bilhões

Via Bem Paraná

"O ministro adiantou aos conselheiros que o contingenciamento de recursos não afetará áreas como o atendimento do Sistema Único de Saúde

Manoela Alcântara - Agência Brasil

Brasília - O bloqueio de recursos do Orçamento Geral da União para a área de saúde será de R$ 3,5 bilhões, segundo o ministro da Saúde, Agenor Álvares, que participou da reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O anúncio do contingenciamento de recursos para cada área ainda não foi anunciado oficialmente pelo governo, mas o assunto foi discutido na reunião do conselho político dos partidos da base aliada com o presidente Lula hoje (13).

O ministro adiantou aos conselheiros que o contingenciamento de recursos não afetará áreas como o atendimento do Sistema Único de Saúde, por exemplo. “O corte será feito nas atividades internas (viagens, diárias, seminários, congressos), na máquina, de modo que não haja prejuízo na ponta, no atendimento à saúde', explicou.

Segundo Álvares, a decisão de contingenciar os recursos foi tomada na noite de ontem (12) em uma reunião dos ministros da área social com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

ova tecnologia da Wolpac permite que celular abra portas e fechaduras

via Bem Paraná

"A empresa especializada em sistemas de controle de acesso Wolpac trouxe ao Brasil o Wolcell, um aparelho do tamanho de um celular e que funciona como um celular pré-pago, mas possui um diferencial: permite que outros celulares abram portas.

O usuário precisa apenas instalar o aparelho em uma fechadura, configurar quais números de celulares que poderão abrir a porta e pronto: com uma chamada gratuita, a fechadura será aberta.

Por meio de um software instalado em qualquer PC, o dono do aparelho poderá cadastrar até 2.000 números autorizados a ter acesso.

O dono do aparelho pode também obter um relatório sobre quem entrou ou saiu do local onde o Wolcell foi instalado a qualquer momento por meio de uma ligação, além de delimitar horários de acesso e níveis de segurança para determinados grupos de usuários.

Por exemplo: se o dono de uma empresa quiser que seus funcionários tenham acesso ao seu escritório somente entre as 9 horas e as 18 horas, ele poderá configurar o aparelho para que abra a porta com as chamadas de seus funcionários apenas no horário determinado.

O aparelho pode ser instalado em qualquer porta ou barreira física que tenha acionamento eletrônico.

Panda detecta onda de mensagens de correio eletrônico com o vírus Nurech.A

via Bem Paraná

"O PandaLabs, laboratório de detecção de códigos maliciosos da Panda Software, detectou um onda maciça de envio de mensagens eletrônicas que contém o worm Nurech.A. Esta praga cibernética está se propagando em grande velocidade nas últimas horas e já contaminou milhares de computadores em várias partes do mundo. Neste momento ele já está entre os mais detectados pelo serviço gratuito da Panda, o ActiveScan.

Este worm chega ao computador por correio eletrônico em mensagens com assuntos do tipo “Together You and I”, “Everyone Needs Someone” ou “Cyber Love”. O remetente é variável e sempre traz o nome de mulher. O arquivo que acompanha a mensagem pode se apresentar com nomes de “flash postcard.exe” ou “greeting postcard.exe”. Ao ser executado, o Nurach.A se instala no computador para depois finalizar processos de algumas ferramentas de segurança e também buscar pastas no PC infectado nas quais se propagará. O perigo deste código malicioso é ainda maior se levarmos em conta que ele também inclui funcionalidades rootkit, destinadas a ocultar seus processos para que não possa ser localizado pelos softwares antivírus."

Revista Pesquisa Fapesp

Revista Pesquisa Fapesp

Observada pela primeira vez na menor escala possível, liga de ouro e prata revela comportamento inesperado dos átomos

Maria Guimarães

Uma finíssima lâmina de ouro e prata puxada pelas pontas se estica e afina no meio, até que não tem mais como estreitar e se rompe. Observada em um microscópio eletrônico, essa imagem em movimento, que lembra o queijo derretido que se estica entre a mordida e o misto-quente, não tem nada de banal. Ela revela o que acontece com a lâmina no nível dos átomos, as unidades que compõem a matéria. À medida que a lâmina se estica, ligações entre átomos se rompem e outras se formam, numa dança serpenteante, até que resta um fio de apenas um átomo de espessura. Esses átomos enfileirados um a um parecem um colar de pérolas – um colar efêmero e minúsculo, formado por três átomos, que dura só três segundos. Veja+

Congresso Ibero-americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia

Fapesp

"Com promoção da Rede Ibero-americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia (Rycit) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o 7º Congresso Ibero-americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia será realizado de 23 a 25 de maio de 2007, em São Paulo.

O congresso terá como tema 'Novos indicadores para novas demandas de informação' e tem como objetivos fortalecer a reflexão sobre as demandas emergentes de informação em ciência e tecnologia. Para isso, o encontro propõe atualizar a agenda de discussão de temas tradicionais vinculados aos indicadores regionais de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

O encontro promoverá o intercâmbio de experiências mediante uma ativa participação dos atores regionais e internacionais vinculados à produção, ao processamento e à análise da informação estatística e de indicadores. Trata-se de uma oportunidade para a reflexão a respeito das particularidades e das novas necessidades de informação científica e tecnológica dos países da região tendo em vista as principais tendências mundiais sobre o tema."

Bush: mais guerra para 2008

Via >> Bem Paraná

"O orçamento do governo George W. Bush para o próximo ano fiscal, que inicia em 1º de outubro próximo, supera com folga o PIB dos 47 países da África subsaariana, somado com o da África do Sul com seu ouro e diamantes, de Angola e Nigéria com seus poços de petróleo. Serão 2,9 trilhões de dólares (o orçamento brasileiro para 2007 é de 210 bilhões de dólares, quase quatorze vezes menor), incluindo 623 bilhões para gastos em defesa e segurança, o maior dispêndio militar desde o final da segunda guerra mundial, em 1945. O Iraque e o Afeganistão farão os norte-americanos gastar mais do que no Vietnã e na Coréia. “A diferença é que não estamos em guerra”, lembrou William Hartung do Instituto de Políticas Mundiais de Nova York. É o maior orçamento militar desde a era Reagan, lembrou o The Washington Post."

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Reunião mundial de ciência começa quinta

Saiba+

"A mudança climática, as energias alternativas, a vida em Marte e a exploração da Lua são alguns dos temas que serão discutidos na conferência anual da Associação Americana para a Promoção da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), que começa nesta quinta-feira (15) em San Francisco (Califórnia, oeste).

Cerca de 10.000 participantes de 60 países são esperados para este grande encontro da ciência, que engloba todas as disciplinas e cujo objetivo é sensibilizar e informar o público, e discutir as políticas e questões científicas em destaque atualmente.

Para o presidente da AAAS, John Holdren, professor de ciências ambientais da Universidade de Harvard (Massachusetts, leste), o tema de fundo da conferência será 'a ciência e a tecnologia para o bem do ser humano em harmonia com o meio ambiente'.

O aquecimento climático e suas conseqüências, assim como os meios para combatê-lo, ocupará um lugar de destaque nos quatro dias do encontro (de 15 a 19 de fevereiro).

Fórmula 1 vai combater aquecimento global

Saiba+

"Quem assistir a uma corrida de Fórmula 1 em 2010 dificilmente vai notar alguma diferença externa entre os carros de então e os que vão começar a temporada de 2007 no próximo mês. Mas se acompanhar as evoluções tecnológicas que estão previstas para os próximos anos saberá com certeza: o que está saindo pelo escapamento é muito, muito diferente. Quem diz isso sabe do que está falando: é o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Max Mosley.

A mudança será o resultado de uma nova mentalidade nas corridas. Pela primeira vez concordando em alguma coisa, a FIA e a Associação dos Construtores de Grandes Prêmios (GPMA, na sigla em inglês) concluíram que ou a categoria começa a se preocupar em ser mais ambientalmente correta ou vai virar 'um dinossauro' -- palavras do próprio Mosley.

Segundo ele, a Fórmula 1 precisa de uma revolução, que a reaproxime da realidade da indústria automotiva comum -- nos últimos anos, o uso de materiais de alto custo, como fibras de carbono, e os enormes gastos com o desenvolvimento de tecnologias complexas e de pouco aproveitamento nos carros comuns (como a aerodinâmica) distanciou a categoria de sua vocação."

Degelo nos Andes do Peru preocupa

Saiba+

"Especialistas peruanos estão preocupados com a forma acelerada como estão derretendo as geleiras dos Andes e com o possível desaparecimento de um dos picos nevados mais procurados pelos turistas, revelou a Unidade de Glaciologia do Instituto Nacional de Recursos Naturais (Inrena).

As geleiras tropicais peruanas -- que representam 70% das geleiras da região andina -- são as mais afetadas porque respondem mais rápido às mudanças climáticas e correm o perigo de desaparecer em algumas décadas, alertou um informe do Inrena.

No século atual, o aumento da temperatura global pode ser de 1,5°C a 5,8°C, o que faria com que muitas geleiras situadas abaixo dos 5.000 metros de altitude desaparecessem da face da Terra, continuou o documento.

'No Peru, apesar de se encontrar na região do trópico do sul, devido à Cordilheira dos Andes, com altitudes superiores aos 6.000 metros, ainda existem áreas de geleiras significativas, que estão experimentando um dramático processo"

Grupo busca origens do Sol na Antártida

via G1

"Armados com picaretas e pás e protegidos do frio com grossos casacos, cientistas vasculham o gelo antártico em busca de 'pedras' de valor inestimável. Não se tratam de gemas preciosas, mas de meteoritos e micrometeoritos procedentes de outros mundos, que contêm segredos das origens do Sistema Solar.

'O objetivo é encontrar poeira de asteróides ou cometas para estudar os primeiros instantes do Sistema Solar. Ou seja, objetos que estejam o mais perto possível dos que formaram nossa estrela há 4,5 bilhões de anos', explicou Jean Duprat, cosmoquímico do Centro de Espectrometria Nuclear e Espectrometria de Massa (CSNSM) do Centro Nacional de Pesquisa Científica francês (CNRS).

A Antártica é um dos melhores lugares para a busca destas pedras procedentes da Lua, de outros planetas e de asteróides. Sobre sua plataforma de gelo, longe de toda contaminação humana e com chuvas muito fracas, as rochas capturadas pelo gelo são facilmente recuperáveis e, sobretudo, têm grandes probabilidades de terem origem extraterrestre.

Há mais de 30 anos, geólogos vasculham este continente em busca de seu Santo Graal, da amostra que lhes permitirá avançar decisivamente na compreensão "

Hubble mostra como nosso Sol morrerá

via G1

"A mais recente imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble mostra que a morte de uma estrela como o nosso Sol ocorre em uma bela explosão multicolorida. A fotografia é da nebulosa NGC 2440."


Foto: Nasa/Divulgação

Chimpanzés pré-históricos usavam martelos

Saiba+

"Chimpanzés do oeste africano usaram instrumentos de pedra para abrir frutas secas em tempos pré-históricos, revela um estudo divulgado nesta segunda-feira (12), segundo o qual estes animais podem ter usado esta tecnologia por milhares de anos.

O estudo, publicado na revista 'PNAS', da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, é o primeiro a apresentar provas sólidas para apoiar a teoria de que a utilização de ferramentas, constatada em algumas populações de chimpanzés, pode ser ainda mais remota.

A evidência provém do único assentamento pré-histórico de chimpanzés conhecido no mundo, na selva tropical úmida de Tai, na Costa do Marfim. Arqueólogos que estavam escavando no local no ano passado descobriram 'martelos' de pedra de 4.300 anos."

Célula a combustível mexe mão robótica

G1

"A empresa japonesa FC R&D exibiu em um evento no Japão uma mão robótica que utiliza uma célula a combustível para se movimentar. Cerca de 500 empresas participaram, na semana passada, da Exposição Internacional de Hidrogênio e Células a Combustível, realizada em Tóquio.

As células a combustível na exposição utilizam a combinação entre oxigênio e hidrogênio para gerar eletricidade, calor e água. Para que elas forneçam energia -- e, nesse caso, movimentem a mão --, é necessário alimentá-las com hidrogênio, o elemento químico mais abundante no universo. Essa alternativa, em princípio, não é poluente e, por isso, diversas montadoras de carros já investem nessa tecnologia."

Cosmos 01 (Parte 1 de 6)

Das margens do grande oceano do espaço, Carl Sagan embarca em uma imensa jornada cósmica que começa a 8 bilhões de anos-luz da Terra. A bordo de sua espaçonave da imaginação, ele nos conduz às maravilhas do Cosmos. Passando por Plutão, rumo aos anéis de Urano, o majestoso sistema de Saturno e o lado escuro de Júpiter. Atravessando as nuvens da Terra, nós nos encontramos no Egito, onde Eratóstenes mediu, pela primeira vez, o tamanho da Terra. Dr. Sagan nos mostra como isso foi feito. A biblioteca de Alexandria, o berço do aprendizado do mundo antigo, é reconstruída em toda a sua glória para ilustrar a fragilidade do conhecimento. Sagan também apresenta o "Calendário Cósmico", para que possamos compreender a expansão do tempo, desde o "Big Bang" até o presente.

Windows Pirated Edition

Via >> TNow

"A Microsoft que se cuide, porque a cada dia aumenta a produção de cópias pirateadas do seu novo sistema operacional, Windows Vista.

Em Xangai, na China, a pirataria corre solta desde o lançamento do Vista e o valor cobrado pelas cópias ilegais sai por apenas um euro (quase US$ 1,50). O mais novo interessado em piratear o sistema da Microsoft é o Irã, que já tem uma companhia de software encarregada de fazer o serviço.

Os hackers iranianos estão fazendo de tudo para que a versão pirata seja tão boa quanto a original. De acordo com um representante da “empresa”, a cópia oferece a possibilidade do usuário ter um número de série “legal”, ativar o sistema operacional pelo site da Microsoft e ainda desfrutar de todos os benefícios semelhantes da original.

Além de todas as facilidades fornecidas pela companhia iraniana — que não se contentou apenas em apropriar-se de um serviço que não é seu — eles ainda pretendem lucrar em cima do nome do Windows Vista. Enquanto o sistema original custa US$ 650, os hackers cobram apenas US$ 8.

Provavelmente não era este o futuro que a Microsoft imaginava para o seu “mais avançado sistema operacional”."

Carl Sagan Speaks

Numa altura, em que subitamente todos parecem ter acordado para o estado do Planeta, o nosso futuro, e os dos nossos descendentes, a mensagem de Carl mantém-se clara e cristalina, tal e qual como no dia em que a vi, no alto dos meus 12 anos.

Este vídeo faz parte integrante da série “Cosmos”, apresentada por Carl Sagan. Esta apresentação não pretende qualquer dividendo monetário por parte do autor do Rastos de Luz. A propriedade intelectual de “Cosmos” e de todo o material referente a Carl Sagan é da Druyan-Sagan Associates, e todos os direitos lhe são reservados.

Novas câmera digitais

Via >> CHIP SHEEP

"Pensando em comprar uma câmera digital? As principais empresas da área lançaram (ou vão lançar em breve) novos modelos. Sony, Panasonic, Canon, Samsung, Kodak e Casio já divulgaram os novos modelos para 2007. Muitas câmeras agora vêm em cores variadas e contam com estabilizador, que evitam imagens tremidas (tendência que começou com a série Lumix, da Panasonic)."



Veja+

Celular com teclado virtual

Via >> CHIP SHEEP

"Parece piada, mas é sério. O sul-coreano Sunman Kwon, do departamento de desenho industrial da universidade Hong-ik, criou um protótipo que transforma sua mão em um telefone celular. Ou quase isso. O conceito do 'Finger Touching' traz uma espécie de pulseira que projeta na mão do usuário um teclado para ser digitado."

Nokia aposta na convergência e promete celular WiMax para 2008

Saiba+

"O CEO (Chief Executive Officer) da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, anunciou hoje, 12, no 3GSM World Conference que a empresa vai lançar seu o primeiro celular WiMax no primeiro semestre de 2008. A empresa vem reforçando sua estratégia para esse padrão de tecnologia sem fio e no final do ano passado anunciou um acordo com a Sprint para fornecer a rede da operadora.

Em sua apresentação, Kallasvuo, que assumiu a companhia em junho passado, reiterou a disposição da empresa de liderar o movimento de transformação que a convergência entre telecomunicações e internet está proporcionando na vida das empresas e pessoas.

A Nokia projeta para este ano um crescimento de 10% sobre os 978 milhões de celulares vendidos por todos os fabricantes em 2006 e acredita que o mercado passará dos atuais 3 bilhões de terminais para 4 bilhões em 2010. Para manter a liderança, a empresa aposta na inovação e na renovação constante de seu portifólio de produtos.

A empresa anunciou hoje quatro novos modelos de sua linha e-series lançada no ano passado para o mercado corporativo, a plataforma de comunicação corporativa Intellisync Mobile 8.0 e o terminal com GPS integrado Nokia 6110 Navigator."