sábado, 30 de junho de 2007

Joaquim Roriz: ao vivo, direto do fundo do poço

via Blog do Tas



Assisti ao discurso do ser humano acima ontem, ao vivo, na TV Senado, e não acreditei naquilo que meus olhos e ouvidos testemunhavam.

O senador Joaquim Roriz perdeu totalmente o caráter e a compustura, se é que um dia ele os possuiu. Fingia chorar. Só faltou andar sobre as águas do Mar Vermelho, pois se auto elogiava de tal forma, esbarrando volta e meia num linguajar de semi-analfabeto que é, que parecia acreditar que é tão bom e puro quanto Jesus Cristo. Terminou a cena patética informando a todos que sairia dali para se prostar de joelhos e rezar na Catedral de Brasília, já que santo era.

Temo que a hora está chegando. As pessoas que deveriam ser as autoridades maiores desta nação perderam o pé da realidade. Riem da nossa cara, como faz Joaquim Roriz nesse momento bizarro do Congresso Nacional que já teve à frente Ulisses Guimarães e agora vai de zebuzeiro Renan Calheiros.

(Via blog da Rosana Herman, que como eu também assistiu a cena e depois pescou o vídeo no YouTube).

Messenger Bag: bolsa para laptop da Belkin (Geek Chic)



via
Geek Chic

A Messenger Bag da Belkin está sendo vendida em dois tamanho, 39.12cm e 43.18cm, fornecem espaço para armazenamento adicional, interior com múltiplos compartimentos para gadgets como celulares, Nintendo DS Lite, carregador, etc... Disponível em várias cores. Preço: USD$49.99

Google pagará por Gadgets bem sucedidos

via Undergoogle
Leia+ Google Gadget Ventures

Lançado nesta quarta-feira (27), o projeto Google Gadget Ventures pretende remunerar donos de Gadgets utilizados no iGoogle que alcançarem mais de 250.000 pageviews em uma semana. Os donos do Gadgets receberão uma ajuda de $5,000 (cinco mil dólares) como recompensa. Para alguns criadores do Gadgets, a brincadeira não acaba por aí, pois eles poderão ser convidados a criar uma mini empresa com investimento inicial de $100,000 patrocinados pela Google para desenvolvimento de projetos utilizando os serviços Google.

Parece interessante a idéia de presentear Gadgets bem sucedidos no iGoogle, uma vez que novidades incríveis podem aparecer para os usuários.

Software lê notícias e indica investimentos

leia+ INFO Online

Uma pessoa demora cerca de 10 minutos para ler uma reportagem de 2.500 palavras.

Programas de computadores vêm cada vez mais sendo usados por investidores a fim de vasculhar notícias, e são capazes de processar um texto desse tamanho em três centésimos de segundo.

Algoritmos - programas que resolvem problemas com base em fórmulas matemáticas - estão tornando mais fácil para os investidores filtrar a imensa quantidade de textos produzidos por agências de notícias em tempo real, jornais, publicações especializadas, estudos clínicos e documentos jurídicos, à procura de informações importantes, e também facilitam realizar transações com base nesses dados em um piscar de olhos.

A crescente gama de notícias veiculadas em mídias não tradicionais, como blogs e páginas de chat na Web, são um desafio para os leitores robotizados.

Mas a velocidade e a eficiência oferecida pelos algoritmos de garimpo de notícias estão ajudando os 'hedge funds' que contam com poucos funcionários a gerar volume de transações semelhante ao dos maiores bancos de investimentos, e podem favorecer o setor de mídia. [full]

WeShow vai no conceito de agregador de vídeos



via
INFO Online

Na onda dos serviços de web 2.0, estréia nesta quarta a versão brasileira do WeShow, com a proposta de ser um agregador de vídeos.

Já no ar nos Estados Unidos, o endereço reúne em sua base o conteúdo de serviços de vídeo como YouTube, Soapbox e portais de conteúdo que produzem vídeos para seus usuários. A empreitada está sendo tocada pelo carioca Marcos Wettreich, que na década de 90 criou a empresa de eventos de tecnologia Mantel e, depois, o iBest. Segundo ele, 8 milhões de dólares serão investidos na iniciativa nos próximos 12 meses.

A meta da empresa é ambiciosa: o serviço quer ter em sua base de dados cerca de 90% dos vídeos publicados na internet. O portal WeShow, no entanto, não vai hospedar vídeos, apenas classificar e dar destaque aos clipes que julgar mais relevantes para seus usuários.

Para classificar os vídeos, que serão divididos em 200 categorias, o WeShow conta com uma equipe de 70 pessoas. A idéia é organizar o conteúdo disponível na internet e sugerir links interessantes.

Além dos 200 canais de conteúdo e serviço de buscas, o portal produzirá programas diários, numa espécie de 'TV WeShow' com VJs.

Sun prepara supercomputador Constellation

via INFO Online

A Sun anunciou que exibirá, na Alemanha, seu novo supercomputador apelidado de “Constellation”.

A máquina foi produzida em parceira com a Universidade do Texas e usa conjuntos de chips quad-core da AMD. Segundo a Sun, o Constellation colocará a companhia no topo das fabricantes de supercomputadores no mundo.

Além da Sun, a IBM anunciou um novo supercomputador esta semana. Os fabricantes fizeram seus anúncios às vésperas de encontro da International Supercomputing Conference, que acontece este mês em Dresden, na Alemanha.

A supermáquina da Sun, diz a fabricante, pode atingir velocidade de 1 petaflop, ou um quadrilhão de operações por segundo.

BBC cria serviço de TV pela internet

via INFO Online

A BBC informou vai lançar um serviço 'on-demand' de TVo via web e procura parceiros de distribuição.

Os internautas poderão fazer download gratuito de programas na semana em que eles foram exibidos e poderão assistir ao conteúdo na Web em até 30 dias. Os programas, que não terão anúncios publicitários, serão apagados do computador automaticamente após serem assistidos.

A BBC disse em um comunicado que o serviço 'on-demand' vai estar amplamente disponível pelo site http://www.bbc.co.uk, e também no YouTube, do Google, e em serviços de telefonia celular.

A rede britânica estatal relatou estar em conversas com potenciais parceiros de distribuição como MSN, Yahoo, MySpace, Tiscali e o buscador de vídeos Blinkx.

'Desenvolver uma versão para o Macintosh, da Apple, e para o Windows Vista, da Microsoft, é certamente nosso caminho crucial', disse a diretora da futura divisão de mídia e tecnologia da BBC, Ashley Highfield.

A emissora informou que o serviço para Web está sendo testado por 15 mil pessoas e passará para uma plataforma de testes em tempo real em 27 de julho, antes de um completo lançamento no fim do ano.

Media center PC da Megaware tem forma de cubo



via
INFO Online

A Megaware começa a vender em julho o X-Cube, um computador do tipo media center com chip quad-core e gabinete compacto.

O modelo estará disponível em versões com processadores Intel Core 2 Quad 6600 ou Core 2 Duo 4300 , 1 GB de RAM, disco rígido de 250 GB, placa de sintonia de TV e gravador de DVD. O vídeo é onboard.

O gabinete compacto do tipo SFF (Small Form Factor), também conhecido como barebone, e o teclado sem fio para controle das funções do Windows Media Center tornam o X-Cube uma opção interessante para quem pretende ter um micro ligado na TV e no home theater.

O X-Cube com processador Core 2 Duo vai custar 2 999 reais. A empresa não definiu o preço do modelo com chip Core 2 Quad.

A Microsoft está testando um novo serviço chamado de Windows Live Folder, que permite armazenar dados online.

via INFO Online

Segundo anúncio da MS, o serviço foi disponibilizado em fase de testes apenas para um grupo selecionado de usuários. O Live Folder permite ao usuário armazenar num diretório pessoal na web arquivos com até 50 MB (por upload). Os beta-testers têm 500 MB de storage online.

O Live Folder permite ainda compartilhar arquivos publicados na internet com terceiros, desde que o dono da conta autorize os contatos a acessar os arquivos que ele classificar como “compartilháveis”.

Além do Live Folder, a MS disse que está testando o Windows Live Photo Galery, ferramenta para publicação e armazenamento de imagens que poderá concorrer com o Flicker, do Yahoo! e o Picasa, do Google.

Os anúncios sinalizam um movimento da Microsoft para ampliar sua oferta de serviços e aplicativos online, área em que outros desenvolvedores, como o Google, têm investido fortemente.

O próprio Google, no entanto, não possui ferramenta de armazenamento de dados online, como o Live Folder, embora existam rumores de que o grupo esteja desenvolvendo um serviço semelhante, que seria chamado de “Gdrive”.

Empresa lança nave que pode servir de 'hotel espacial'



via
BBCBrasil

A empresa americana Bigelow Aerospace colocou em órbita uma nave experimental desenhada para testar a viabilidade de um hotel espacial.

A Genesis II, um módulo inflável, foi lançada a bordo de um foguete russo e se separou de seu veículo de lançamento 14 minutos depois da decolagem.

A estrutura flexível da nave ocupa menos espaço e é mais barata que as estruturas sólidas. Além disso, pode se expandir depois do lançamento.

O bilionário, magnata do setor de hotéis e fundador da Bigelow Aerospace, Robert Bigelow, diz que espera usar a tecnologia inflável para construir uma estação espacial tripulada em 2015.

Depois do lançamento, houve um pequeno atraso antes que as comunicações com a nave fossem estabelecidas. Mas o módulo enviou para a Terra uma série de imagens de seus painéis solares se expandindo, e autoridades afirmaram que a nave está funcionando bem. [full]

Compradores já saem com iPhone na mão



via
G1

Finalmente chegou a hora. Depois de muitos meses de espera e dias na fila em frente às lojas da Apple e da AT&T nos Estados Unidos, os usuários já começam, pela primeira vez, a colocar suas mãos no aguardado iPhone. As lojas começaram a vender o aparelho a partir das 18h (horário local; 19h de Brasília) desta sexta-feira (29), e as filas já contavam com milhares de pessoas aguardando para desembolsar até US$ 599 pelo aparelho.

Diversas empresas também aproveitam a empolgação dos consumidores para lançar acessórios –- como um bracelete para carregar e exibir o aparelho –- e para criar conteúdo direcionado. Além de exibir vídeos do YouTube, o iPhone terá conteúdo adulto, feito por empresas como a Playboy e a Digital Playground, para ser baixado gratuitamente.

O iPhone mede 6,1 cm x 11,4 cm x 1,3 cm, pesa cerca de 140 gramas e tem tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, um de seus principais chamarizes. Sua bateria tem duração de até oito horas para chamadas de voz, seis horas para uso de internet, sete horas para exibição de vídeos e 24 horas para música. O aparelho também tem sistema Bluetooth, para comunicação com acessórios sem fio. [full]

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Apple inicia vendas do iPhone nos EUA



leia+
G1 > Tecnologia
veja+ fotos do lançamento

Finalmente chegou a hora. Depois de muitos meses de espera e dias na fila em frente às lojas da Apple e da AT&T nos Estados Unidos, os usuários já começam, pela primeira vez, a colocar suas mãos no aguardado iPhone. As lojas começaram a vender o aparelho a partir das 18h (horário local; 19h de Brasília) desta sexta-feira (29), e as filas já contavam com milhares de pessoas aguardando para desembolsar até US$ 599 pelo aparelho.

Diversas empresas também aproveitam a empolgação dos consumidores para lançar acessórios –- como um bracelete para carregar e exibir o aparelho –- e para criar conteúdo direcionado. Além de exibir vídeos do YouTube, o iPhone terá conteúdo adulto, feito por empresas como a Playboy e a Digital Playground, para ser baixado gratuitamente.


O iPhone mede 6,1 cm x 11,4 cm x 1,3 cm, pesa cerca de 140 gramas e tem tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, um de seus principais chamarizes. Sua bateria tem duração de até oito horas para chamadas de voz, seis horas para uso de internet, sete horas para exibição de vídeos e 24 horas para música. O aparelho também tem sistema Bluetooth, para comunicação com acessórios sem fio e permitirá acesso à internet através de tecnologia Wi-Fi. Nos EUA, a novidade custará US$ 499 (versão de 4 GB) e US$ 599 (8 GB).

Assim que chegar às lojas, o produto só estará disponível para os clientes da operadora de telefonia AT&T. Ou seja: nada de ligações no Brasil. Se um brasileiro de passagem por Nova York comprar o aparelho, não trará para casa um telefone multimídia, mas sim um iPod com câmera digital de 2 megapixels.

Espanhóis descobrem o mais antigo europeu



via
G1 >

Paleontólogos espanhóis anunciaram nesta sexta-feira a descoberta de um dente que teria pertencido ao mais antigo europeu - um ancestral do homem que viveu há mais de 1 milhão de anos. A descoberta aconteceu na jazida de Sima del Elefante, na serra de Atapuerca (norte da Espanha), perto de onde foram descobertos, em 1994, os restos do que era considerado o hominídeo mais antigo da Europa Ocidental, o Homo antecessor, com cerca de 800 mil anos.

Esse dente, um pré-molar inferior um pouco gasto, pertencia provavelmente a um indivíduo com idade entre 20 anos e 25 anos, segundo José María Bermúdez de Castro, um dos três paleontólogos que dirigem os trabalhos.

'No momento não temos nem idéia de que espécie se trata. Mas não há dúvida de que, pelo nível geológico onde apareceu, esse dente pertenceu ao europeu mais antigo encontrado até agora', comentou Bermúdez de Castro.

O nível dos estratos geológicos garante uma idade superior a 1 milhão de anos - talvez 1,2 milhão de anos. O martelo a esse respeito só será batido com estudos mais precisos, que deverão ser publicados numa revista científica.

Flávio Moreira Da Costa - Os Melhores Contos de Medo, Horror e Morte



Nesta antologia, Flávio Moreira da Costa apresenta ao leitor histórias que têm o medo como fio narrativo. Os contos são divididos em duas categorias: Medo, Susto e Horror e Medo, Clima e Cotidiano. A primeira apresenta contos clássicos de horror, e traz autores como Edgar Allan Poe, Bram Stoker e H.P. Lovecraft. A segunda compreende relatos em que o medo aparece de forma menos tradicional. Entre os autores deste segmento, Gustave Flaubert, Edith Wharton e Machado de Assis.


>> Download

Vício em web pode ser reconhecido como doença

via INFO Online

Os Estados Unidos vão pesquisar se vício em internet pode ser classificado como uma doença.

A Associação Médica Americana pediu por mais pesquisas sobre riscos de saúde pública envolvendo videogames e internet mas não chegou a classificá-los como causadores de dependência.

A AMA, que recomendou uma revisão do atual sistema de classificação de games, também disse que deixaria para a Associação Psiquiátrica Americana e outros especialistas decidirem se o vício em jogos eletrônicos deve ser qualificado como uma doença mental.

'Apesar de mais estudos serem necessários sobre o potencial de dependência de videogames, a AMA parmanece preocupada sobre os efeitos de comportamento, saúde e sociais do abuso no uso de videogames e Internet', disse o presidente da entidade, Ronald Davis.

O debate da AMA sobre vício em jogos de videogame no encontro anual do grupo causou preocupação entre médicos, que não têm certeza sobre o que dizer a pacientes e pais preocupados.


Dell Lança Monitor de 24" com TrueColor



via
Clube do Hardware

A Dell lançou dois novos monitores LCD; um de 24', modelo 2407WFP-HC LCD e outro de 19', modelo SE198WFP.

O de 24' traz como novidade a tecnologia desenvolvida pela Dell 'TrueColor', que garante uma gama de cores maior que a dos LCD tradicionais. O modelo vem ainda com resolução de 1920 x 1200, tempo de resposta de 6ms, contraste de 1,000:1, e saídas VGA e DVI (com suporte a HDCP). O preço sugerido nos EUA é de US$ 679.

Já o modelo de 19' não tem True Color, mas traz resolução de 1440 x 900, tempo de resposta de 5ms e contraste de1,000:1. Mas o preço sugerido é bem mais em conta: US$ 189 nos EUA.

Multi-touch: conheça as origens e aplicações do cobiçado recurso do iPhone



leia+
IDG Now!

Um dos recursos que mais chamam atenção no iPhone, telefone da Apple que será lançado nesta sexta-feira (29/06), é o chamado multi-touch, tecnologia que permite não só executar comandos tocando na tela, mas ir além, rolando listas com o deslizar do dedo e ampliando e reduzindo imagens com o movimento de pinça do polegar e do indicador.

A função, que remete inevitavelmente às cenas de Tom Cruise manipulando imagens virtuais com as mãos no filme “Minority Report”, é inovadora enquanto interface para um celular, mas o multi-touch não é invenção da Apple e muito menos de Hollywood. [full]

Volkswagen divulgou as primeiras imagens do Tiguan



leia+
Auto Diário

A Volkswagen divulgou hoje, 28 de junho, as primeiras imagens do Tiguan sem disfarces. No início de junho, imagens do modelo em testes na África foram divulgadas pela montadora. Como noticiado aqui no AutoDiário, o modelo será apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro. O carro só começará a ser comercializado em abril.

A VW ainda anunciou mais informações sobre as motorizações do modelo, que serão formados por três opcões TSI a gasolina com 152 cv, 170 cv e 200 cv, e duas TDI a diesel, com 141 cv e 172 cv. Segundo a montadora, os motores TDI estão de acordo com as novas normas de emissão, EURO-5, que entrarão em vigor a partir de 2009. O modelo será oferecido em duas versões, a Trend & Fun, de entrada, e a Sport & Style, top de linha.

A suspensão é composta no eixo dianteiro de sistema McPherson e estrutura de alumínio e four-link equipado com tração permanente 4MOTION no eixo traseiro. Os principais equipamentos tecnológicos oferecidos no utilitário destaca-se o um sistema de navegação capaz de armazenar, num disco rígido de 30 GB, informações do carro.

Criadas células-tronco com óvulos não fertilizados

via Terra

Uma equipe de cientistas anunciou hoje que desenvolveu um método para a produção de células-tronco a partir de óvulos não fertilizados, que poderá ser usada para o tratamento de doenças humanas degenerativas, e principalmente para benefício das mulheres.

Elena S. Revazova, uma cientista russa que trabalha para a firma Lifeleine Cell Technology, de Maryland, e Nikolai A. Turovets, do Centro Científico de Obstetrícia, Ginecologia e Perinatologia de Moscou, chefiaram a equipe, que publicou sua descoberta hoje na revista Cloning and Stem Cells.

'Nossa pesquisa resultou num protocolo para a produção de embriões humanos por partenogênese e a derivação de linhagens de célula-tronco obtidas deles', escreveram os autores do estudo. O trabalho obteve seis linhagens de célula-tronco de embriões 'que são mais adequadas para o potencial uso clínico', afirmaram.

As células-tronco têm a capacidade de se desenvolver como células especializadas em todo tipo de tecido do corpo. Os cientistas acham que elas servirão para o tratamento de males derivados da degeneração de tecidos. [full]

Agricultura da América nasceu no Peru, diz estudo

leia+ Terra

Os primeiros indícios de agricultura organizada na América surgiram nos Andes peruanos, de 5 a 9 mil anos atrás, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira pela revista Science.

Antropólogos da Universidade Vanderbilt, de Estados Unidos, encontraram as provas do nascimento da agricultura americana no Vale de Nanchoc, nas encostas ocidentais do maciço andino no norte do Peru, cerca de 500 m acima do nível do mar.

Eles descobriram restos de algodão e abóbora, assim como uma gramínea, mandioca e outros tubérculos, em artefatos de cerâmica enterrados, além de canais de irrigação e estruturas de armazenamento. Segundo o relatório sobre o estudo, a descoberta é a prova há muito tempo procurada de que o desenvolvimento da agricultura no Novo Mundo começou em assentamentos nas encostas da cordilheira dos Andes.

'Achamos que o desenvolvimento agrícola do povo Nanchoc serviu como catalisador de mudanças sociais e culturais que, em última instância, conduziram a uma maior atividade no campo e à institucionalização do poder político', afirmou Tom Dillehay, antropólogo de Vanderbilt e autor do relatório.

Hubble detecta mudanças atmosféricas em Júpiter



via
Terra

O telescópio espacial Hubble da Nasa captou modificações de cor na atmosfera de Júpiter, aparentemente por causa da mudança de estações.

A turbulenta atmosfera de Júpiter se caracteriza por grupos de nuvens amarelas, marrons e brancas que fluem em várias direções e em latitudes diferentes.

A lente do observatório detectou as mudanças de cor nestas nuvens em fotografias tiradas entre 25 de março e 5 de junho, informou hoje a Nasa em um comunicado.

Trata-se de grupos completos que mudaram de cor. Em alguns, os tons escurecem e em outros são muito mais claros, aparentemente como resultado de fortes tempestades, informou a agência espacial americana.

Um porta-voz da Nasa explicou que é possível que as remodelações atmosféricas sejam resultado de uma mudança de estações no longo ano de Júpiter.

Júpiter tem um movimento de translação em torno ao Sol que dura o equivalente a 12 anos da Terra.

Estudo relaciona raiva a desenvolvimento de doenças

via Folha Online

A raiva é uma das várias reações naturais do ser humano a uma situação de estresse, mas também pode ser a ponte para futuras preocupações, como crescentes problemas de saúde. Esse e outros desdobramentos da pesquisa que transformou no centro de sua carreira acadêmica estão sendo apresentados pelo psiquiatra norte-americano Redford Williams durante o congresso da Isma (International Stress Management Association), que termina hoje em Porto Alegre.

Autor, entre outros livros, de 'Anger Kills and Lifeskills' (algo como 'a raiva mata e habilidades da vida', escrito em parceria com sua mulher, Virginia Williams), o pesquisador --formado pela Universidade Yale, atualmente professor de psiquiatria e de ciências do comportamento e diretor do centro de pesquisa nessa área da Universidade Duke, na Carolina do Norte detalha suas investigações sobre o papel de fatores de ordem psicossocial para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e outras enfermidades.

O pesquisador vem se concentrando especialmente em averiguar que variáveis genéticas tornam determinadas pessoas mais propensas a adoecer em decorrência da exposição a um excesso de estresse. [full]

Resultados de Google e Oracle dão combustível para alta nas bolsas

via COMPUTERWORLD

A bolsa eletrônica Nasdaq teve picos nos últimos dias, estimulada por alguns dos habituais fatores, como o Google, por exemplo. Mas os resultados da Oracle e as perspectivas de vendas dos fabricantes de chips também inspiraram confiança entre os investidores de TI desta semana.

As expectativas não foram das maiores este ano para área tradicionais como software empresarial. Mas a Oracle inspirou os investidores de TI nesta semana com um forte balanço que indica que a estratégia de aquisições tem dado retorno à companhia.

A receita trimestral cresceu 20%, para 5,8 bilhões de dólares, e o lucro teve um aumento de 23%, para 1,6 bilhão de dólares.

Nos últimos três anos, incluindo a compra da Peoplesoft, a Oracle fez cerca de 30 aquiisções por algo como 25 bilhões de dólares.

A compra da Hyperion, por exemplo, da área de business intelligence, adicionou 43 milhões de dólares à receita da Oracle com licenças. A companhia está agora voltada a aquisições que ampliem sua presença em mercados verticais. [full]

Polícia britânica encontra e desarma bomba no centro de Londres



leia+
UOL Últimas Notícias

A Polícia britânica anunciou nesta sexta-feira ter encontrado e desarmado durante a noite um artefato explosivo em um automóvel estacionado em Haymarket, próximo à Picadilly Circus, no coração de Londres.

O 'artefato explosivo' foi encontrado por volta de 01h00 GMT (22h00 de Brasília) e foi imediatamente neutralizado pelos policiais especializados, informou a Scotland Yard.

Uma fonte policial ressaltou que se tratava, 'certamente, de um grande artefato' explosivo.

No entanto, a Polícia não deu até o momento maiores informações sobre sua exata natureza, embora tenha iniciado uma investigação por terrorismo.

Este alerta foi dado dois dias depois da nomeação do novo primeiro-ministro, Gordon Brown, em uma área conhecida como Haymarket, situada no coração da capital britânica, que registra grande afluência de turistas, já que nela se encontra concentrada a maior parte dos teatros londrinos.

O novo ministro da Justiça, Jack Straw, afirmou à rede BBC que o governo havia sido alertado rapidamente após a descoberta da bomba.

O ministro da Defesa, Des Brown, declarou também à BBC na Escócia que foi 'um incidente muito sério'.

Com a ajuda de uma 'tesoura molecular cientistas alemães conseguem retirar vírus da aids de células

via Estadao

Cientistas de Hamburgo e Dresden conseguiram pela primeira vez em laboratório extrair os genes do vírus da aids de células humanas doentes, com a ajuda de uma 'tesoura molecular', e assim obter a sua cura.

'A célula doente se cura', explicou o professor Joachim Hauber, do Instituto Heinrich Pette de Virologia Experimental e Imunologia de Hamburgo. O centro atuou com o Instituto Max Planck de Biologia Celular Molecular, de Dresden, na pesquisa.

Em artigo publicado pela revista científica 'Science', Hauber declara que a equipe 'conseguiu tirar o vírus das células'.

'Ninguém tinha conseguido fazer isto até agora. A descoberta é um avanço biotecnológico', comemorou.

A 'tesoura molecular' utiliza uma enzima para extrair o vírus da célula doente. É um avanço revolucionário na luta contra a doença, já que não se limita a deter a atividade viral, mas elimina o HIV e consegue a cura das células doentes.

Para isso utiliza as propriedades de determinadas enzimas, as 'recombinases', que, como uma tesoura, são capazes de cortar nas células áreas específicas do DNA e eliminar delas a herança genética do vírus.

Cientistas desenvolvem técnica para retirar o vírus HIV de células infectadas

via O Globo Online

RIO - Cientistas alemães desenvolveram uma enzima para retirar seqüências do HIV de células infectadas pelo vírus, segundo um estudo citado no site da revista 'Science'. A descoberta, feita por pesquisadores do Instituto Max Planck de Biologia Molecular, Celular e Genética, representa um novo passo na busca pela cura para a Aids. O mecanismo, porém, ainda está em fase de testes.

Depois de o HIV infectar uma célula, ele integra sua cópia genética no DNA da célula, dificultando sua remoção. Enquanto muitos pesquisadores concentram esforços em bloquear a entrada do vírus na célula, alguns estão trabalhando para impedir esta etapa de integração do HIV.

Neste estudo, os cientistas se aproximaram desta possibilidade ao investir na retirada do HIV depois de sua instalação no DNA. Para isso, eles criaram uma enzima chama Tre que reconhece seqüências do HIV, e descobriram que assim podem cortar o vírus do genoma da célula infectada. O modelo foi desenvolvido a partir de proteínas conhecidas como recombinases.

Cientistas transplantam genoma e 'ficam mais perto de criar vida' -

Leia+ O Globo Online

Cientistas nos Estados Unidos dizem ter dado um grande passo em direção à criação de vida em laboratório.

O conhecido biólogo americano Craig Venter disse à revista que sua equipe transplantou com sucesso o genoma inteiro de uma célula de uma bactéria para outra, mudando sua espécie.

Venter afirmou que espera ainda poder usar esta técnica para criar micróbios originais, que poderiam produzir combustível artificial ou ajudar a limpar lixo tóxico.

Venter foi um dos pioneiros no mapeamento do genoma humano.

O plano é juntar cromossomos produzidos artificialmente, proteínas e outros blocos construtores biológicos para induzir a geração espontânea de um micróbio primitivo.

Venter admite que isto pode demorar muito, mas diz que deu um passo-chave importante para alcançar este objetivo.

Sua equipe, essencialmente, pegou o corpo de uma outra forma de vida e invadiu-o com um novo código genético.

Isto, diz ele, será uma ferramente-chave para testar os cromossomos artificiais - ou DNA - que ele planeja criar. [full]


Cientistas avançam no caminho da criação de vida sintética

via O Globo Online

Os cientistas deram o primeiro passo para a produção de vida sintética, com a transferência de material genético de uma bactéria para a outra, transformando a segunda em uma cópia da primeira. O objetivo da técnica é criar bactérias projetadas para realizar funções como produzir combustível artificial ou limpar o lixo tóxico, afirmam os pesquisadores na edição de sexta-feira da revista 'Science'.

- É o equivalente a transformar um Macintosh em PC incluindo um novo software - disse Craig Venter, pioneiro do genoma que hoje chefia seu próprio instituto em Rockville, Maryland, numa entrevista coletiva por telefone. - Acho que vamos acabar conseguindo fazer células artificiais. É um primeiro passo.

Venter vem tentando há anos criar um micróbio a partir do zero. Ele ainda não conseguiu, mas sua equipe reprogramou uma espécie de bactéria ao acrescentar a ela material genético de um outra espécie parecida. [full]

O novo presidente do Conselho de Ética foi indiciado pela Polícia Federal

via VEJA.com

O novo presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha, do PMDB de Tocantins, é o homem certo no lugar errado. Está no lugar errado porque, em vez de comandar a investigação sobre as estripulias do presidente Renan Calheiros, sob indicação do próprio investigado, Quintanilha deveria estar ele próprio sendo investigado pelo conselho que preside -- e, por isso, vem a ser o homem certo para estar como réu no Conselho de Ética.

O caso é o seguinte: em 2002, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal desbarataram uma quadrilha, formada por 61 pessoas, que fraudava licitações e desviava dinheiro público de obras federais em Tocantins. Além de fraudar licitações, superfaturar obras e às vezes sequer construí-las, as empreiteiras repassavam parte do butim a familiares e assessores de parlamentares que destinavam recursos aos esquema. A contabilidade da propina, chamada pelos investigadores de 'balancete da corrupção', foi encontrada pela PF no escritório da empreiteira Mendes & Facchini, espécie de bunker da quadrilha.

HORA DE PARTIR



via
Veja

José Saramago


via Veja

Colômbia responsabiliza Farc por morte de reféns



via
Estadão

BOGOTÁ - O presidente colombiano, Álvaro Uribe, reiterou em comunicado nesta quinta-feira, 28, que o Exército não tinha conhecimento da localização dos reféns e negou o envolvimento dos militares com a morte dos 11 deputados que eram mantidos reféns pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

'Não aceitaremos chantagem', disse Uribe, acrescentando que pedirá a uma comissão internacional que 'esclareça esse crime atroz'.

Mais cedo, o comandante-geral das Forças Militares da Colômbia descartou a participação do Exército em uma operação de resgate. [full]

Cientistas israelenses criam robô que navega no sistema sanguíneo



via
O Velho

Segundo essa nota aqui, cientistas israelenses, do College of Judea and Samaria, criaram um robô de 1mm de diâmetro que é capaz de mover-se por veias e artérias.

O robô é guiado por um campo magnético e se move através de "pernas" que se apóiam nas paredes internas das veias.

Crackers invadem e alteram conteúdo do site da Câmara dos Deputados

via UOL Tecnologia

O site da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br) foi invadido e teve parte de seu conteúdo alterado no início da noite desta quinta-feira (28/06). Até às 21h05, a página permanecia fora do ar e não havia previsão para seu retorno.

O ataque modificou o título das notícias da Agência Câmara —em vez das palavras originais, as notícias passaram a ser exibidas com o título 'Hacked by Hipermachine Greetz: Skywalker'.

Uma busca no Google por estes termos revela diversos outros sites, guardados na memória (cache) do buscador, também 'pichados' com a informação. Entre eles estão as páginas do Senac de São Paulo e do Banco Central do Brasil. Segundo o webmaster Umgeher Taborda, o fato é um indício de que a invasão tenha sido promovida por uma espécie de robô que varre a Internet em busca de brechas de segurança em sites quando as encontra, desfigura a página.


Carta para ação indenizatória teve 7.726 downloads

via Agência Estado

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) registrou até o dia 26 de junho 7.726 downloads da carta modelo elaborada para passageiros ingressarem com ações indenizatórias contra empresas aéreas por atrasos nos vôos. Desde fevereiro o Idec tornou disponível o documento em seu site (www.idec.org.br), que pode ser enviado ao juizado especial em ações de até 20 salários mínimos (R$ 7,6 mil) sem a necessidade de ser representado por um advogado - basta o passageiro preencher seus dados e as ocorrências na carta.

A procura pelo serviço, segundo o Idec, aumentou 82,1% em quatro meses - de 1.010 downloads em fevereiro para 1.840 em maio. A chegada das férias e o temor de um novo apagão aéreo fez com que o instituto lançasse um folder com instruções a passageiros vítimas de atrasos nos aeroportos brasileiros, disponível desde quarta-feira em seu site.

O Procon paulista elaborou uma cartilha semelhante, com dicas de como produzir provas de que ocorreram atrasos ou de que os usuários não tiveram os direitos respeitados, além dos telefones das companhias aéreas. No site (www.procon.sp.gov.br) os passageiros também têm o serviço de reclamações por atrasos e cancelamentos de vôos, que pode resultar em multas às empresas aéreas.

Versão 4 do Firefox vai apostar em redes sociais na Web



leia+
UOL

O Firefox 3 ainda nem chegou à sua versão beta —prevista para estrear na Web no próximo dia 17. Mas o fundador da Mozilla, Asa Dotzler, já prevê que a versão 4 do navegador vai apostar na centralização de recursos de redes sociais e na aproximação de pessoas.

Dotzler está no Brasil e falou com exclusividade ao UOL Tecnologia sobre o navegador e o futuro da Internet.

Um dos recursos previstos para o Firefox 4, segundo ele, já faz parte dos teste do Mozilla Labs, área da fundação destinada a experimentos com outras empresas e voluntários. Chamado "The Coop" (algo como "galinheiro", em inglês), o recurso pretende reunir contatos de diferentes redes sociais e trazê-los para dentro do navegador. "O foco são as pessoas da rede social, e não os recursos de um site isolado, como o Youtube ou o Orkut", diz. [full]


A Nasa decidiu enviar o jipe robótico Opportunity, para cratera Victoria mesmo que seja um caminho sem volta



via
G1

A Nasa decidiu que vai mesmo enviar o jipe robótico Opportunity, que trabalha em Marte desde 2004, para o interior da cratera Victoria mesmo que seja um caminho sem volta. Ao lado, veja o vídeo da simulação do procedimento que será conduzido para levar cuidadosamente o veículo para dentro da cratera.

O objetivo é estudar as camadas de terreno expostas no interior da cratera de 800 metros de largura, escavada pelo impacto de um meteoro no passado marciano. Nelas, podem estar muitos dos segredos ainda ocultos sobre o passado do planeta vermelho, que parece ter sido habitável, com grandes corpos d'água, no seu passado.

Embora levemos a sério a incerteza sobre a capacidade do Opportunity de escalar de volta para cima, o valor potencial de estudos que parece possível dentro da cratera me convenceu a autorizar a equipe a seguir em frente para a cratera Victoria', disse, em nota, Alan Stern, vice-administrador de ciência da Nasa. 'É um risco calculado que vale a pena correr, particularmente porque essa missão superou em muito seus objetivos originais.'

Cientistas encontram ancestral dos gatos



via
G1

Todos os gatos domésticos do mundo, do seu bichano ao gatinho de uma jovem japonesa em Tóquio, têm um ancestral comum: o gato selvagem Felis silvestris lybica, originário do Oriente Médio. E como seria esperado de um bicho tão independente, eles não foram domesticados por vontade dos seres humanos -– na verdade, eles meio que ‘se convidaram’ para casa.

As duas descobertas vieram de um extenso trabalho feito por um grupo internacional de pesquisadores, liderados por Carlos Driscoll, do Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, e publicado na prestigiada revista científica “Science” desta semana. A tarefa foi árdua: os gatos domésticos e os selvagens cruzaram tanto entre si que hoje é praticamente impossível distingui-los geneticamente. [full]

Quem julgará o Conselho de Ética por quebra de decoro?

via Ricardo Noblat

Escrevi ou não lá embaixo que estava em curso mais uma trapalhada com o convite para que Renato Casagrande (PSB-ES) assumisse a relatoria do Caso Renan Calheiros no Conselho de Ética do Senado? Pois é.

O novo presidente do Conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), aplicou um golpe nos seus colegas do PSDB e do DEM. Eles ameaçaram se retirar durante a sessão em que Quintanilha foi eleito ontem à noite.

Então Quintanilha anunciou que se fosse eleito convidaria Casagrande para relator. Casagrande quer investigar a fundo (um pouquinho mais, vá lá) o Caso Renan. Em respeito a Casagrande, o PSDB e o DEM legitimaram a eleição de Quintanilha.

Há pouco, Quintanilha retirou o convite público que fizera a Casagrande - e sabe por que? Porque Renan e sua tropa de choque vetaram a escolha de Casagrande.

Afinal, que conversa é essa de investigar a fundo ou de simplesmente investigar?

Tem nada disso não.

Quintanilha foi posto na presidência do Conselho para arquivar o Caso Renan rapidinho. E o novo relator deve ajudá-lo na tarefa.

Quem vai julgar o Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro parlamentar?

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Playboy anuncia conteúdo especial para IPhone

via UOL

Hugh Hefner, fundador da revista Playboy, anunciou hoje o lançamento do iPlayboy, um pacote de serviços especiais para o celular da Apple, o iPhone.

Os primeiros proprietários da nova invenção da Apple, que chega agora ao mercado norte-americano, poderão fazer o download de alguns serviços especiais a partir do site da playboy.

O pacote Playboy no iPhone servirá também para testar a qualidade técnica do celular, da reprodução de som e vídeo digital e, claro, da definição da tela com as famosas 'coelhinhas'.

Entre os conteúdos multimídia, estarão disponíveis trechos da Rádio Playboy e vídeos com Cyber-Girl, anunciou Hefner. (ANSA)

Quem manda no Senado



via
Ricardo Noblat

Até aqui, quando alguém se referia ao chamado "baixo clero", de imediato se ligava a expressão aos deputados federais menos conhecidos e mais fisiológicos.

O Caso Renan Calheiros passará à História como responsável pela descoberta de que há também um "baixo clero" no Senado.

A essa altura, sob o comando de Renan, o "baixo clero" tomou conta do Conselho de Ética e influi cada vez mais de forma decisiva no comportamento do Senado como um todo.

O espantoso é que o Colégio de Cardeais do Senado está passível e a tudo assiste constrangido e em silêncio. Parte dele foi cooptado por Renan. Parte dele tem medo de Renan.

Megadeth - A Tout Le Monde

Megadeth - A Tout Le Monde (unplugged)

Aquecimento global mata 77 mil por ano na região da Ásia-Pacífico



via
Folha Online

Cerca de 77 mil pessoas morrem a cada ano na região da Ásia-Pacífico por causas direta ou indiretamente atribuídas à mudança climática. A área concentra metade do total registrado no mundo todo, informa a Organização Mundial da Saúde (OMS).

'Já chegamos a um momento crítico no qual o fenômeno do aquecimento global tem um grave impacto sobre a vida e a saúde das pessoas', diz em comunicado o diretor regional da OMS para o Pacífico Ocidental, Shigeru Omi.

O problema 'representará uma ameaça ainda maior para a humanidade nas próximas décadas, se não houver uma ação imediata', acrescentou Omi.

Algumas possíveis conseqüências para a região serão focos de mosquitos em áreas de onde haviam sido erradicados, com o risco de epidemias de malária e dengue, segundo a OMS.

A diminuição do nível de chuvas também deverá aumentar os casos de doenças que têm sua origem em águas estagnadas. Milhões de pessoas podem ainda sofrer de desnutrição se terrenos atualmente cultiváveis forem arrasados por inundações, acrescentou o representante do órgão.

Desertificação vai provocar migração de 50 milhões, diz relatório

saiba+ Folha Online

Um relatório compilado pela Universidade das Nações Unidas (UNU) revela que até 50 milhões de pessoas terão de migrar nos próximos dez anos por causa da desertificação que atinge várias regiões do planeta.

Só na África Subsaariana e na Ásia Central, os estudiosos estimam que 'dezenas de milhões' terão de deixar suas casas em busca de lugares menos inóspitos.

'É imprescindível que políticas e práticas de agricultura sustentável sejam postas em prática o mais rápido possível para reverter o processo de desertificação', disse Hans Van Ginkel, reitor da UNU, que fica em Tóquio, no Japão, e é patrocinada pelas Nações Unidas.

O estudo, que será apresentado nesta quinta-feira na sede da ONU, em Nova York, reuniu mais de 200 especialistas de 25 países. [full]

Papa Bento 16 fala em prol de pesquisas com células-tronco adultas



via
Folha Online

O papa Bento 16 se disse nesta quarta-feira disposto a ser o promotor de pesquisas com células-tronco adultaso o que teria a grande vantagem, aos olhos do Vaticano, de não envolver embriões humanos.

Ao fim de sua audiência geral semanal, o papa saudou calorosamente os participantes em um congresso internacional de terapia celular cardíaca a partir de células-tronco adultas organizado pela Universidade La Sapienza, de Roma.

Ele declarou que 'a posição da Igreja, apoiada pela razão e pela ciência, é clara: a pesquisa científica deve ser encorajada e promovida, desde que não seja feita em detrimento de outros seres humanos, cuja dignidade é intangível a partir dos primeiros estágios da existência'.

A Igreja Católica considera que o embrião é um ser humano completo. Por esta razão, condena o aborto e as manipulações genéticas como pesquisas com células-tronco embrionárias.

As células-tronco são células imaturas, capazes de se transformar em diversos tipos de células. Podem ser de embriões ou tecidos adultos e são capazes de proliferar em cultura. [full]

EUA estudam implantar microchip com dados médicos em pacientes



via
Folha Online

Um grupo de cientistas estuda a possibilidade de armazenar dados médicos em microchips que seriam implantados na pele dos pacientes, segundo a Associação Médica Americana (American Medical Association).

Os microchips, do tamanho de um grão de arroz e inseridos por uma agulha, poderiam dar aos médicos todas as informações necessárias sobre pacientes que sofrem de enfermidades crônicas em casos de urgência, explicou o comunicado elaborado pelo comitê de ética da associação.

Introduzir esses aparatos poderia 'melhorar a coordenação e a continuidade dos cuidados' e permitiria 'a redução dos riscos [...] de erros médicos', destacou o informe.

As 'etiquetas inteligentes', que funcionam segundo o procedimento tecnológico da identificação por radiofreqüência, já são utilizadas fora do mundo da medicina por distribuidores para acelerarem os processos de entrega de produtos de consumo. [full]

Estudo mostra impacto do aquecimento no Alasca



leia+
Terra

Muitas das estradas, pistas de pouso ferrovias e sistemas de água e esgoto do Alasca se desgastarão mais rapidamente, e sua substituição ou reparo custará mais caro, devido às alterações climáticas, de acordo com um estudo divulgado na quarta-feira.

As temperaturas mais elevadas, o derretimento do solo congelado, a redução da camada de gelo polar e a incidência mais elevada de inundações devem elevar o custo de reparo e substituição em milhares de projetos de infra-estrutura em US$ 6,1 bilhões, o que resultaria em custo total de US$ 40 bilhões para esse tipo de atividade, daqui até 2030, um aumento de 20%, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Social e Econômica da Universidade do Alasca em Anchorage.

As estimativas de custo se baseiam nas necessidades de cerca de 16 mil itens de infra-estrutura pública no Estado, entre os quais aeroportos e pequenos segmentos de rodovias. [full]

Agência Espacial Européia vai simular viagem de dois anos a Marte



via
Terra

A Agência Espacial Européia (ESA) está avaliando os currículos de diversos voluntários para participar de uma simulação de viagem a Marte que deve durar quase dois anos. A missão, batizada de Mars500, vai reunir seis astronautas que ficarão confinados em um módulo que simulará as condições de uma viagem a marte durante 520 dias. O projeto deve ser realizado apenas em 2009.

De acordo com o jornal USA Today, os homens e mulheres selecionados para a missão viverão com as mesmas condições disponíveis na Estação Espacial Internacional (ISS). O plano é simular inclusive o atraso de 40 minutos nas comunicações entre a base na Terra e o módulo.

Com a missão, a ESA espera poder aprender mais sobre os possíveis problemas de saúde e psicológicos que um grupo sofreria numa eventual viagem de longa duração a Marte.

O cenário vai incluir uma série de módulos onde os voluntários vão morar e trabalhar. Haverá ainda uma área externa que vai simular o terreno marciano e será construído em um galpão em Moscou.

Arqueólogos identificam múmia da mais poderosa rainha egípcia



Saiba+
BBCBrasil

Arqueólogos anunciaram ter identificado a múmia da rainha Hatshepsut, a governante mais poderosa do Egito antigo.

O achado representa 'a descoberta do século' para a egiptologia.

A última descoberta de equivalente importância aconteceu em 1922, quando foi localizada a tumba do faraó Tutankhamon.

Tutankhamon morreu aos 19 anos, em 1352 a.C, e foi um dos reis mais importantes da 18ª Dinastia (1382-1344 AC).

Para identificar a múmia da rainha egípcia, os arqueólogos, chefiados por Zahi Hawass, utilizaram amostras de DNA e um dente encontrado numa caixa de relíquias.

Vacina para câncer de colo de útero tem 90% de eficácia

via Estadao

Cientistas finlandeses demonstraram que a vacina criada para evitar o câncer de colo de útero tem eficácia em evitar a doença e as lesões pré-cancerosas provocadas pelo papiloma vírus humano (HPV) de 90,4%, informa a revista médica britânica The Lancet.

O HPV responde por 99% dos casos de câncer de colo do útero, um dos mais freqüentes em mulheres, depois do de mama.

Dirigida pela professora do departamento de Ginecologia da Universidade de Helsinque Jorma Paavonen, a equipe de cientistas aplicou a vacina HPV 16/18 em 9.258 mulheres e a vacina contra a hepatite A a outras 9.267. Todas estavam infectadas com o papiloma vírus.

Após 15 meses, determinou-se que a vacina tem 90,4% de eficiência contra o câncer. Ela também oferece uma proteção contra a infecção persistente pelo HPV de 80,4%, em até seis meses, e de 75,9% em até doze meses.

Macarrão lámen e chá verde liberados para astronautas japoneses

via Estadao

Astronautas japoneses em longas missões na Estação Espacial Internacional (ISS) poderão ter macarrão lámen, bolinhos de arroz e chá verde em seus cardápios, informa a agência espacial japonesa, Jaxa.

Com apoio de empresas de alimentos, a Jaxa criou uma lista de 29 produtos que os astronautas do país poderão levar em seus 'pacotes de bônus' ao espaço.

Os astronautas que cumprem missões prolongadas na ISS recebem esses bônus para tornar os meses em órbita mais toleráveis. A maior parte das refeições feitas no espaço assemelha-se a rações militares.

Para ser autorizado no espaço, o alimento deve ter prazo de validade de pelo menos um ano, ser nutritivo e fácil de preparar e consumir em um ambiente sem gravidade. Pratos que soltam líquido ou migalhas com facilidade são vetados porque fragmentos podem vir a se alojar em lacunas do equipamento.

Desertificação é a maior das crises ambientais, diz ONU

via Estadao

A desertificação representa 'o maior desafio ambiental de nosso tempo' e os governos devem enfrentá-lo ou encarar migrações em massa de pessoas expulsas das terras degradadas, adverte relatório da ONU publicado nesta quinta-feira, 28.

Cerca de 2 bilhões de pessoas, ou um terço da população global, são vítimas em potencial da desertificação, definida como a degradação da terra pela atividade humana.

Se não for combatida, a desertificação poderá desabrigar 50 milhões de pessoas ao longo dos próximos dez anos.

O relatório pede que os governos com soberania sobre regiões áridas revisem suas políticas de uso do solo para deter a irrigação insustentável e coordenem melhor as medidas contra a desertificação. [full]

RealNetworks lança beta de RealPlayer 11 - Terra - Hardware & Software

via Terra

A RealNetworks lançou uma nova versão beta de seu programa de reprodução de conteúdo multimídia RealPlayer 11, que tem como novidade um recurso para permitir ao usuário baixar vídeos da Internet.

Conforme noticiado no site BetaNews, atualmente a funcionalidade está disponível apenas para Windows, mas um lançamento para sistemas operacionais Mac está previsto ainda para 2007.

Após instalar o aplicativo, um botão 'Download This Video' (na tradução, 'Baixe este vídeo') aparecerá em portais multimídia como, por exemplo, o YouTube. Em sua nova versão o programa é capaz de trabalhar, também, com arquivos Flash, Windows Media e QuickTime.

Através de um mecanismo o RealPlayer identifica conteúdos protegidos por sistemas DRM, ou seja, que possuem direitos autorais reservados, e impede seu download, noticiou o site IT News. Para o futuro a empresa planeja incluir uma opção para download de vídeos diretamente para iPod e outros tocadores portáteis .

Na versão gratuita é possível gravar os vídeos em CDs no formato VCD. Uma versão Plus, vendida por US$ 29,99, permite aos usuários gravar vídeos também para DVDs.

Ações da Vodafone sobem por causa de iPhone



via
Terra - Negócios & TI

As ações do grupo Vodafone, da Grã Bretanha, estabeleceram novo recorde anual na quinta-feira, impulsionadas pela esperança de que a gigante da telefonia móvel esteja a ponto de fechar acordo para levar à Europa o muito alardeado celular da Apple, o iPhone. [full]

Espanha prepara maior evento de entretenimento eletrônico



via
Terra

Imagine um encontro que reúne durante sete dias milhares de participantes com seus computadores, dedicados a compartilhar experiências e realizar diversas atividades ligadas à comunicação e às novas tecnologias. Pois esta festa, que existe desde 1997, é realizada todo mês de julho em Valência, na Espanha. Trata-se do Campus Party, considerado o maior evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo, e que terá o robô Albert Hubo (parecido com o físico Albert Einstein) como uma das atrações este ano. Em 2008, São Paulo será sede deste encontro, que será realizado de 11 a 17 de fevereiro.

Games ajudam a formar líderes do futuro, diz IBM

via PC WORLD

Pode jogar sem culpa. Um estudo desenvolvido pela IBM e pela consultoria Seriosity (que acaba de ser divulgado), afirma que os games são bons para o mundo dos negócios. Mais: afirma que participar de RPGs online ajuda a formar líderes.

De acordo com a pesquisa, esse tipo de atividade está formando uma nova geração de executivos. 'O sucesso como um líder no mundo dos negócios pode depender de suas habilidades como gamer”, afirma Jim Spohrer, diretor da área de pesquisas da IBM, em um comunicado. 'As organizações modernas estão reconhecendo o valor que os empregados que jogam games online têm ao aplicar no mundo real suas habilidades”, completa.

Segundo o levantamento, é possível estabelecer um paralelo entre os jogos onlines e o trabalho do futuro. Os gamers de hoje estão aprendendo a colaborar, serem organizados e assumir riscos, entre outros pontos positivos. Os responsáveis pelo estudo destacam que, com os negócios cada vez mais focados nos mundos virtuais (como o Second Life), essa experiência de jogador torna-se cada vez mais importante.

Aparelho 'de bolso' prevê terremoto no Japão



via
G1

Uma empresa japonesa criou um aparelho doméstico do tamanho de um livro de bolso que pode alertar sobre terremotos segundos antes que eles aconteçam.

Usando a rede do sistema de alerta antecipado e dados fornecidos pela Agência Meteorológica Japonesa (Jama) na internet, o aparelho inicia uma contagem regressiva ruidosa de 20 segundos quando 'sente' a aproximação de um terremoto. O grupo de segurança SunShine afirma que isso daria às pessoas tempo suficiente para se esconder embaixo de mesas, desligar o gás e possíveis fontes de incêndio ou pelo menos de se afastar de peças de mobília perigosas.

A partir de outubro, os alertas da Jama também serão transmitidos pela TV e rádio e enviado aos celulares que optem por recebê-los, em modelos que serão colocados à venda este ano. Mas a empresa espera que seu 'EQGuard', que chegará às lojas em outubro, ajude as pessoas que não estejam assistindo TV no momento de um alerta.

'Existem pelo menos 51 milhões de domicílios no Japão, e esperamos que o sistema seja usado em ao menos 20%', disse Kazuo Sasaki, presidente da SunShine. [full]

Cientistas acham modelo de célula-tronco ideal para pesquisas

via O Globo Online

Os cientistas descobriram um novo tipo de célula-tronco embrionária em ratos e camundongos que pode acelerar as pesquisas sobre a medicina regenerativa, além de contribuir para a busca de curas para várias doenças.

Duas equipes independentes entre si, das universidades britânicas de Oxford e Cambridge, disseram na quarta-feira que as chamadas células-tronco do epiblasto de roedores são muito semelhantes às células-tronco embrionárias humanas, o que faz delas modelos especialmente úteis para analisar a saúde humana.

As células representam o 'elo perdido' entre as células-tronco de roedores e as células-tronco embrionárias humanas, afirmou Roger Pedersen, líder do grupo de Cambridge.

As células-tronco embrionárias humanas são as que dão origem a todos os tecidos do corpo. Os cientistas querem usá-las para encontrar curas para doenças como Parkinson, câncer e diabete. Mas, como é preciso destruir o embrião humano para obter as células para estudo, seu uso é polêmico.

IBM apresenta novo supercomputador

via O Globo Online

A IBM está anunciando mais um Blue Gene, o Blue Gene/P. O supercomputador seria capaz de alcançar mais de 3 quatrilhões de operações por segundo - ou 3 petaflops, na linguagen dos informatas.

A máquina, mesmo operando continuamente a 1 petaflop - a taxa média, diz a IBM - seria equivalente ao poder de processamento de uma pilha de notebooks que alcançaria 2,4 quilômetros de altura. As informações são do site especializado Cnet.com.

Empresa de software lança serviço em 3D na internet

via O Globo Online

A companhia de softwares francesa Dassault Systems exibiu nesta terça-feira o 3DVIA, uma nova plataforma que permite acesso do grande público e de especialistas a serviços tridimensionais na internet - como acontece no Second Life.

A Dassault, que tem como clientes a fabricante de aviões Boeing e a montadora japonesa Toyota, afirmou que vai ampliar sua aliança com a fabricante de softwares Microsoft como parte do plano de ampliar o acesso a serviços 3D na internet.

- A Dassault Systems e seus sócios querem aprimorar o 3DVIA (...) para permitir que qualquer pessoa com computador e acesso à internet possa utilizar os serviços online em 3D, inovadores e divertidos de usar - disse Bernard Charles, presidente-executivo da companhia, em comunicado.

Filas mostram 'febre do iPhone' em Nova York



via
O Globo Online

A expectativa para o lançamento do iPhone, o novo celular da Apple, nesta sexta-feira, dia 29, fez com que dezenas de pessoas se aglomerassem nas portas das lojas da companhia em Nova York.

A nova aposta da Apple, que combina telefonia, música e internet em um só aparelho sem fio , está chegando às prateleiras, mas muitas pessoas já se anteciparam e iniciaram uma vigília para comprar os primeiros exemplares do aparelho, que só deve terminar às 18h do mesmo dia, quando o produto será posto à venda em Nova York. ( Especialistas temem que alta expectativa resulte em fracasso. Clique e leia )

A Apple lançará dois modelos de iPhone em 162 lojas em todo os EUA. O mais simples custará US$ 499 e o mais avançado, US$ 599. No entanto, os preços não param por aí. Depois de adquirir o produto, é necessário que o consumidor abra uma conta telefônica na companhia AT&T. ( Pacote de serviços pode custar mais de US$ 6 mil. Leia no blog 'Mac e etc' )

Nem as altas temperaturas nem a umidade típica do verão em Nova York impediram a aglomeração em frente às lojas da Apple do Soho e da Quinta Avenida, desde a segunda-feira, dia 25.

Os estabelecimentos também prepararam de antemão um esquema para administrar o grande volume de compras do produto, a que muitos já chamam "febre do iPhone", inclusive com cercas para facilitar a criação de filas.

O primeiro da fila - que, neste momento, tem cadeiras, redes e guarda-sóis - é Greg Packer, um aposentado de Long Island que chegou à loja da Quinta Avenida na madrugada do dia 25 . [full]

Desertificação ameaça 50 milhões de pessoas, diz ONU

via TV JORNAL

A formação de desertos representa uma 'das maiores ameaças em matéria ambiental da nossa época,' e poderá causar migrações em massa de pessoas das terras degradadas, adverte uma relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que será divulgado na quinta-feira. O relatório pede aos governos das regiões áridas que revisem os regulamentos sobre o uso das terras para deter a pecuária excessiva e as práticas insustentáveis.

'É urgente que sejam empreendidas políticas efetivas e práticas agropecuárias sustentáveis para reverter a degradação das terras secas,' disse Hans van Ginkel, professor da Universidade das Nações Unidas, que produziu o relatório.

Se o problema não for resolvido, cerca de 50 milhões de pessoas poderão ser obrigadas a abandonar seus lares durante a próxima década, afirma o relatório, que foi elaborado por mais de 200 especialistas de 25 nações.

YouTube recebe mais visitas do que todos os concorrente somados

via Reuters.com

O YouTube, que teve de remover vídeos protegidos por direitos autorais de seu site depois de contestações legais de alguns grupos de mídia, registrou uma alta em sua audiência que o coloca à frente dos seus 64 maiores concorrentes somados no mercado dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa.

O mercado norte-americano do YouTube, adquirido pelo Google por 1,65 bilhão de dólares em novembro do ano passado, subiu em 70 por cento de janeiro a maio, em termos de número de visitantes, informou a Hitwise, uma empresa que mede audiências de Internet, em relatório publicado na quarta-feira.

Em contraste, as visitas aos 64 sites seguintes na lista da Hitwise subiram em apenas 8 por cento no mesmo período.

'Em maio de 2007, a participação de mercado do YouTube era 50 por cento maior do que a desses 64 sites somados', disse LeeAnn Prescott, diretora de pesquisa da Hitwise, em um resumo das constatações de sua empresa.

A participação do YouTube no mercado norte-americano de vídeos online foi de 60,2 por cento em maio, de acordo com a Hitwise. O rival mais próximo, o MySpace, tinha 16,08 por cento do mercado, de acordo com a pesquisa sobre hábitos de navegação.

O Google Video, site irmão do YouTube, atraiu 7,81 por cento das visitas no período, e o Yahoo ficou com 2,77 por cento. O MSN, da Microsoft, detinha 2,09 por cento do mercado, de acordo com o estudo.

O Metacafe, um site recém criado, foi o oitavo mais visitado entre os serviços de vídeo online norte-americanos, com 0,7 por cento; a America Online, da Time Warner, teve 0,94 por cento e a lista dos 10 mais se completa com os 0,86 por cento da Veoh, segundo a Hitwise.

A Viacom abriu processo por violação de direitos autorais contra o YouTube, em março, solicitando 1 bilhão de dólares em indenização e exigindo que o site removesse milhares de vídeos contendo trechos de seus populares programas, tais como "The Daily Show with John Stewart", "The Colbert Report" e "South Park.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Eonde aposta em criação de comunidades P2P de vídeos no Brasil

Leia+ IDG Now!

Criar uma comunidade P2P (peer-to-peer) legalizada de filmes, vídeos e músicas no Brasil e na América Latina é uma das metas do novo Eonde, portal da empresa Entertainment On Demand, até o final do ano.

Conforme adiantou o IDG Now!, o portal especializado em venda e locação de filmes, oferta de games e músicas via download lançou dua versão inicial nesta quarta-feira (27/06).

'Não queremos virar simplesmente uma locadora ou loja de vídeos online. Queremos criar uma comunidade, onde as pessoas ganham pontos se permitirem o download dos conteúdos da Eonde hospedados em suas máquinas via P2P, e criam páginas personalizadas com suas sinopses, reviews e avatares', explica Karl Lorieda, diretor geral e um dos quatro sócios da Eonde, em entrevista ao IDG Now!.

Com um catálogo inicial 20 filmes, mais de 70 episódios de TV, o site inicia a locação por 7 reais e a venda de vídeos a uma média de 14 a 25 reais para títulos de catálogo e de 45 reais para os lançamentos, informa Lorieda. [full]